UM OLHAR SOBRE A VIOLÊNCIA: REFLETINDO A ESCOLA
Palavras-chave:
Violência, Escola, Sociedade.Resumo
Através deste trabalho pretendemos introduzir algumas notas reflexivas acerca da
violência e suas relações estabelecidas entre a sociedade e a instituição escolar. É necessário, a
cada dia, repensarmos as práticas educativas, que se constroem sob a tensão e o conflito gerados
pelas diferentes formas que a violência se manifesta entre os sujeitos da educação e da sociedade.
Ë pertinente destacarmos que a sociedade, a qual vivemos, enfrenta crises em suas novas
morfologias sociais e essas, também, atingem a instituição escolar, seus sujeitos e as relações
implicadas entre ambos, principalmente, as relações interpessoais que se referem aos educadores/
as e aos educandos/as. Para tanto, repensar a escola, a violência e a sociedade em seus meandros
fica como alerta para a reconstrução de possíveis caminhos para a humanização da escola e da
sociedade, da qual todos somos sujeitos autores/as, possibilidades que poderão atenuar práticas
conflitivas, que se mostram latentes no cotidiano, reveladas a todo o momento, pelas diferentes
mídias em nossa sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.