A (in)disciplina no contexto escolar

reflexões para uma discussão necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32988

Palavras-chave:

educação brasileira, disciplina, (in)disciplina escolar, contrato pedagógico

Resumo

A (in)disciplina no contexto escolar é abordada como uma problemática com raízes fincadas na cultura contemporânea. Longe de considerá-la um problema somente da instituição escolar, o objetivo do presente artigo é analisa-la na relação dialética com seu outro par, a disciplina, estabelecendo relações entre ambas e com os envolvidos no processo educativo: legislação, escola, alunos, funcionários, professores e família. Através da interpretação dos textos teóricos mais pertinentes sobre o tema, são tecidas reflexões que contribuem para repensar o papel dos atores que integram o ato educativo, concluindo-se, dentre outras percepções, que: ainda circula de forma consistente na sociedade brasileira, incluindo nela os espaços escolares, uma concepção tradicional do papel que ocupa cada um dos integrantes do processo educativo, apesar das mudanças acontecidas nas últimas décadas, fator que impacta negativamente no desenvolvimento da disciplina, favorecendo a indisciplina. A disciplina não é apenas um conteúdo curricular, mas uma construção coletiva, mediada pelo diálogo e necessária para que os alunos atinjam seus objetivos de ensino/aprendizagem. A indisciplina escolar é um comportamento decorrente das necessidades que os estudantes têm e que não são compreendidas nem satisfeitas. O contrato pedagógico entre professor e alunos é uma estratégia necessária e capaz de reverter a situação indisciplinar. A legislação brasileira não define nem promove estratégias para o desenvolvimento da disciplina escolar, dificultando ainda mais as questões disciplinares.

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Biografia do Autor

Marisa Montrucchio, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Letras (Língua espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americanas) pela Universidade de São Paulo, USP; Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora em História pela Universidad Nacional del Litoral (UNL, Santa Fe, Argentina). Na Argentina atuou como professora de história na Facultad de Ciencias Jurídicas (UNL) e Facultad de Ciencias Económicas da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER). Desde 2011 atuou como coordenadora pedagógica no Estado de São Paulo, tem experiência com educação básica, produção de materiais didáticos para a educação básica, área de Humanas. Como tradutora e revisora da língua espanhola publicou livros na área de História (em Espanha, México, Argentina e Estados Unidos) assim como diversos artigos científicos para profissionais da universidade pública brasileira. Atua como professora visitante na Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada ao PPGEDUC (Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura), Campus CUTINS, Cametá, ministrando disciplinas na pós-graduação e na graduação. Atua nas duas linhas de pesquisa do PPGEDUC: culturas e linguagens; políticas e sociedades, com ênfase em pesquisas sobre: escrita de mulheres, educação, movimentos sociais, história do Brasil, história e literatura da América Latina.

Géssyca Karoline Cardoso Wanzeler , Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Cametá. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2012),; Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão na Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense/ UFF; Especialista em Supervisão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci/ UNIASSELVI; Pós-graduanda em Educação inclusiva pela faculdade Censupeg e Funcionária Pública Municipal exercendo a função de docente na Educação Básica.

Jorge Domingues Lopes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado e estágio pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduado em Licenciatura Plenas em Letras com habilitações em Língua Portuguesa e Língua Francesa (UFPA). É professor adjunto da UFPA, lotado no Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Professor permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA). Pesquisador associado do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da UnB. da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Brasileira de Linguística (Abralin).

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Publicado

15-08-2024

Como Citar

MONTRUCCHIO, M.; WANZELER , G. K. C.; LOPES, J. D. A (in)disciplina no contexto escolar: reflexões para uma discussão necessária. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 2, p. e32988, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i2.32988. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/32988. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

[DT] "DISCURSO E LETRAMENTO LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS"