Uma proposta de oficina literária com narrativas híbridas de história e ficção

ressignificando identidades Quilombolas

Autores

  • Fernanda Sacomori Candido Pedro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Universidade de Vigo - UVigo https://orcid.org/0000-0001-6810-9895
  • Gilmei Francisco Fleck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33354

Palavras-chave:

Narrativa Híbrida de História e Ficção Juvenil, Oficina Literária Temática, Decolonialidade, Formação do leitor literário decolonial

Resumo

O presente artigo, recorte de uma tese em andamento, tem por objetivo apresentar uma proposta de prática de leitura transdisciplinar em forma de Oficina Literária Temática com narrativas híbridas de história e ficção juvenis de cunho crítico, as quais apresentam a história pela “visão de baixo” (Sharpe, 1992), aquela dos invisibilizados ou excluídos dos registros tradicionais. Essa prática de leitura pode contribuir para o letramento literário ao evidenciar como a literatura e o ensino de história podem dialogar no espaço escolar, inclusive, com outras áreas e artes e, assim, permitir que o aluno compreenda que literatura e história são produtos que se originam da manipulação discursiva e ideológica da linguagem, e que ambas são processos narrativos que se materializam, entre outras formas, no texto. Para tanto, apoiamos nossa proposição didática nas pesquisas de Zucki (2015) e Fleck (2017; 2023) a respeito da utilização de narrativas híbridas de história e ficção na formação de um leitor literário decolonial, em consonância com as conceção de Mignolo (2017), os estudos da Estética da Recepção, de Jauss (1994) e Iser (1979), bem como subsidiados na literatura comparada, aplicada à educação básica, de acordo com os pressupostos de Mendonza Fillola (1994). Os resultados demonstram que a adoção de leituras que possam ressignificar alguns eventos históricos contribui para que os leitores ainda em formação construam visões do seu presente menos colonizadas.

Downloads

Biografia do Autor

Fernanda Sacomori Candido Pedro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Universidade de Vigo - UVigo

Possui graduação em Letras, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2009); Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2012). Especialização em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais, pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010). É Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade do Oeste do Paraná Unioeste/Cascavel-PR.(2020). Doutoranda em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste em cotutela com a Universidade de Vigo - UVigo - Espanha. É professora do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel - Paraná e, também, na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de educação como professora, coordenadora pedagógica, direção escolar na educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Comparada.. Membro do grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização".

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui Pós-doutorado (2015) em Literatura Comparada e Traducao, pela Universidade de Vigo-UVigo-Espanha, com Bolsa da CAPES; Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Letras, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Atualmente, é Professor de Literaturas Hispânicas e Cultura Hispânica na graduacao em Letras da Unioeste, campus de Cascavel-PR. Atua também no Programa de Pós-Graduacao acadêmico em Letras da instituicao, na área de Literatura Comparada e Traducao, e no Programa de Pós-Graduacao Mestrado Profissional-Profletras na área de Literatura Infantil e Juvenil, sendo coordenador do Programa nos biênio 2017-2019; 2019-2021. Suas atuacoes dão ênfase aos estudos latino-americanos de Literatura Comparada, de Cultura Hispânica e à Traducao como vias de relacao entre as diferentes culturas, tendo a formacao do leitor como um dos eixos essenciais de suas pesquisas. Nesse contexto, é especialista em estudo do romance histórico, escrita híbrida que ele considera, junto a sua leitura, umas das principais vias de descolonizacao para o cidadão latino-americano. Na área da Traducao, busca dedicar-se aos estudos e à prática tradutória de obras relevantes da história da Literatura Latino-americana, em língua espanhola, ignoradas ou desconhecidas de grande parte da população brasileira. Nesse sentido, coordena um projeto de prática experimental de traducao literária, o Literatório. É, também, coordenador do Programa de Extensão PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura na instituicao onde é docente. É líder do Grupo de Pesquisa Ressignificacoes do passado na América: processos de leitura, escrita e traducao de gêneros híbridos de história e ficcao vias para a descolonizacao, cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa Lattes CNPq. UNIOESTE.

Referências

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

CORRÊA, R. N. D. Representações de quilombos e quilombolas na literatura infantil e juvenil brasileira: formação de leitores no Ensino Fundamental – anos finais. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2023.

FLECK, G. F. O romance histórico contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.

FLECK, G. F.; CORBARI, C. C. [org.] Narrativas híbridas de história e ficção infantis e juvenis brasileiras: leituras. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.

ISER, W. A interação do texto com o leitor. In: ISER, W. A Literatura e o leitor: textos de estética de recepção. Tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

LÓPEZ, C. A. P. Sobre la enseñanza de la literatura y la formación de la competencia literaria. In: LÓPEZ, C. A. P. Lectura y literatura infantil y juvenil claves. Málaga: Ediciones Aljibe, 2005.

MENDONZA FILLOLA, A. Literatura comparada e intertextualidad. Madrid: Editorial La Muralla, S.A., 1994.

MIGNOLO, W. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura un manifiesto. In: MIGNOLO, W. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistêmica más allá del capitalismo global Bogotá: Siglo del Hombre, Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.

MUNITA, F. Yo, mediador(a): mediación y formación de lectores. Barcelona: Octaedro, 2021.

SANTOS, V. P. dos. Uma trajetória das narrativas híbridas de história e ficção infantil e juvenil no Brasil: as ressignificações do passado como vias de descolonização na formação leitora. 2023. 424 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2023.

SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, P. (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992. p. 39-62.

ZUCKI, R. Letramento literário: práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.

Downloads

Publicado

07-08-2024

Como Citar

PEDRO, F. S. C.; FLECK, G. F. Uma proposta de oficina literária com narrativas híbridas de história e ficção: ressignificando identidades Quilombolas. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 2, p. e33354, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i2.33354. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/33354. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

[DT] "DISCURSO E LETRAMENTO LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS"