A proposal for a literary workshop with hybrid narratives of history and fiction

remeaning Quilombola’s identities

Authors

  • Fernanda Sacomori Candido Pedro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Universidade de Vigo - UVigo https://orcid.org/0000-0001-6810-9895
  • Gilmei Francisco Fleck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33354

Keywords:

Hybrid Narrative of History and Young Adult Fiction, Thematic Literary Workshop, Decoloniality, The Decolonial Literary Reader’s formation

Abstract

This article, an excerpt from a thesis in progress, aims to present a proposal for transdisciplinary reading practice in the form of a Thematic Literary Workshop with hybrid narratives of History and contemporary youth fiction written in a critical and decolonizing nature, which present History from the “view from below” (Sharpe 1992), focusing on those people made invisible or excluded from traditional records. This reading practice can contribute to literary literacy by highlighting how Literature and the teaching of History can dialogue in the school space, including with other areas and arts, thus enabling the students to understand that Literature and History are interconnected products. They are originated from the discursive and ideological manipulation of language, both narrative processes that materialize themselves, among other forms, in a text. To this end, we support our didactic proposition in the studies of Zucki (2015) and Fleck (2017;2023) regarding the use of hybrid narratives of History and fiction in the formation of a decolonial literary reader, in line with decolonial studies (Mignolo, 2017), also in the studies of reception aesthetics, Jauss (1994) and Iser (1979), as well as in comparative literature applied to Basic Education according to the assumptions of Mendonza Fillola (1994). The results demonstrate that adopting readings that can give new meanings to some historical events helps readers who are still in training to construct less colonized views of their present.

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Author Biographies

Fernanda Sacomori Candido Pedro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Universidade de Vigo - UVigo

Possui graduação em Letras, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2009); Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2012). Especialização em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais, pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010). É Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade do Oeste do Paraná Unioeste/Cascavel-PR.(2020). Doutoranda em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste em cotutela com a Universidade de Vigo - UVigo - Espanha. É professora do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel - Paraná e, também, na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de educação como professora, coordenadora pedagógica, direção escolar na educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Comparada.. Membro do grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização".

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui Pós-doutorado (2015) em Literatura Comparada e Traducao, pela Universidade de Vigo-UVigo-Espanha, com Bolsa da CAPES; Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Letras, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Atualmente, é Professor de Literaturas Hispânicas e Cultura Hispânica na graduacao em Letras da Unioeste, campus de Cascavel-PR. Atua também no Programa de Pós-Graduacao acadêmico em Letras da instituicao, na área de Literatura Comparada e Traducao, e no Programa de Pós-Graduacao Mestrado Profissional-Profletras na área de Literatura Infantil e Juvenil, sendo coordenador do Programa nos biênio 2017-2019; 2019-2021. Suas atuacoes dão ênfase aos estudos latino-americanos de Literatura Comparada, de Cultura Hispânica e à Traducao como vias de relacao entre as diferentes culturas, tendo a formacao do leitor como um dos eixos essenciais de suas pesquisas. Nesse contexto, é especialista em estudo do romance histórico, escrita híbrida que ele considera, junto a sua leitura, umas das principais vias de descolonizacao para o cidadão latino-americano. Na área da Traducao, busca dedicar-se aos estudos e à prática tradutória de obras relevantes da história da Literatura Latino-americana, em língua espanhola, ignoradas ou desconhecidas de grande parte da população brasileira. Nesse sentido, coordena um projeto de prática experimental de traducao literária, o Literatório. É, também, coordenador do Programa de Extensão PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura na instituicao onde é docente. É líder do Grupo de Pesquisa Ressignificacoes do passado na América: processos de leitura, escrita e traducao de gêneros híbridos de história e ficcao vias para a descolonizacao, cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa Lattes CNPq. UNIOESTE.

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Published

07-08-2024

How to Cite

PEDRO, F. S. C.; FLECK, G. F. A proposal for a literary workshop with hybrid narratives of history and fiction: remeaning Quilombola’s identities. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 2, p. e33354, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i2.33354. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/33354. Acesso em: 27 may. 2025.

Issue

Section

[DT] "DISCURSO E LETRAMENTO LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS"