Uma proposta de oficina literária com narrativas híbridas de história e ficção
ressignificando identidades Quilombolas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33354Palavras-chave:
Narrativa Híbrida de História e Ficção Juvenil, Oficina Literária Temática, Decolonialidade, Formação do leitor literário decolonialResumo
O presente artigo, recorte de uma tese em andamento, tem por objetivo apresentar uma proposta de prática de leitura transdisciplinar em forma de Oficina Literária Temática com narrativas híbridas de história e ficção juvenis de cunho crítico, as quais apresentam a história pela “visão de baixo” (Sharpe, 1992), aquela dos invisibilizados ou excluídos dos registros tradicionais. Essa prática de leitura pode contribuir para o letramento literário ao evidenciar como a literatura e o ensino de história podem dialogar no espaço escolar, inclusive, com outras áreas e artes e, assim, permitir que o aluno compreenda que literatura e história são produtos que se originam da manipulação discursiva e ideológica da linguagem, e que ambas são processos narrativos que se materializam, entre outras formas, no texto. Para tanto, apoiamos nossa proposição didática nas pesquisas de Zucki (2015) e Fleck (2017; 2023) a respeito da utilização de narrativas híbridas de história e ficção na formação de um leitor literário decolonial, em consonância com as conceção de Mignolo (2017), os estudos da Estética da Recepção, de Jauss (1994) e Iser (1979), bem como subsidiados na literatura comparada, aplicada à educação básica, de acordo com os pressupostos de Mendonza Fillola (1994). Os resultados demonstram que a adoção de leituras que possam ressignificar alguns eventos históricos contribui para que os leitores ainda em formação construam visões do seu presente menos colonizadas.
Downloads
Referências
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
CORRÊA, R. N. D. Representações de quilombos e quilombolas na literatura infantil e juvenil brasileira: formação de leitores no Ensino Fundamental – anos finais. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2023.
FLECK, G. F. O romance histórico contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.
FLECK, G. F.; CORBARI, C. C. [org.] Narrativas híbridas de história e ficção infantis e juvenis brasileiras: leituras. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
ISER, W. A interação do texto com o leitor. In: ISER, W. A Literatura e o leitor: textos de estética de recepção. Tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
LÓPEZ, C. A. P. Sobre la enseñanza de la literatura y la formación de la competencia literaria. In: LÓPEZ, C. A. P. Lectura y literatura infantil y juvenil claves. Málaga: Ediciones Aljibe, 2005.
MENDONZA FILLOLA, A. Literatura comparada e intertextualidad. Madrid: Editorial La Muralla, S.A., 1994.
MIGNOLO, W. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura un manifiesto. In: MIGNOLO, W. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistêmica más allá del capitalismo global Bogotá: Siglo del Hombre, Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
MUNITA, F. Yo, mediador(a): mediación y formación de lectores. Barcelona: Octaedro, 2021.
SANTOS, V. P. dos. Uma trajetória das narrativas híbridas de história e ficção infantil e juvenil no Brasil: as ressignificações do passado como vias de descolonização na formação leitora. 2023. 424 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2023.
SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, P. (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992. p. 39-62.
ZUCKI, R. Letramento literário: práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.