EDIFICAÇÕES ESCOLARES: INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Mauria Bontorin Beltrame
  • Graziella Ribeiro Soares Moura

Palavras-chave:

Educação Escolar, Aprendizagem x ambiente, Conforto Ambiental, Espaço físico.

Resumo

A preocupação com o ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades

humanas deve se estender aos prédios escolares, visto que estes locais abrigam inúmeras pessoas com

a finalidade de adquirir conhecimento e cultura. Assim, é necessário que a arquitetura destes prédios

esteja plenamente adequada para receber os estudantes e possibilitar o máximo de condições de

aprendizagem. Este estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica e de campo, sendo investigadas

duas escolas públicas, com o objetivo de verificar se estes espaços educativos oferecem condições

satisfatórias de infra-estrutura para um bom aprendizado. Utilizou-se como instrumento para coleta

de dados um formulário de observação para ambas as escolas. Também buscou-se observar quanto

as condições de acessibilidade, uma vez que o decreto lei n° 5296 de 2004 determina que, em cinco

anos, todos os locais públicos estejam adaptados para todas as pessoas, sem distinção. Os resultados

mostraram que uma das escolas está se aproximando da legislação, cumprindo com as condições

físicas e de conforto ambiental estabelecidas, enquanto que a outra escola ainda se encontra aquém

de atender corretamente todas as condições.

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Publicado

29-08-2009

Como Citar

BONTORIN BELTRAME, M.; RIBEIRO SOARES MOURA, G. EDIFICAÇÕES ESCOLARES: INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3378. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO