EDIFICAÇÕES ESCOLARES: INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Escolar, Aprendizagem x ambiente, Conforto Ambiental, Espaço físico.Resumo
A preocupação com o ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades
humanas deve se estender aos prédios escolares, visto que estes locais abrigam inúmeras pessoas com
a finalidade de adquirir conhecimento e cultura. Assim, é necessário que a arquitetura destes prédios
esteja plenamente adequada para receber os estudantes e possibilitar o máximo de condições de
aprendizagem. Este estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica e de campo, sendo investigadas
duas escolas públicas, com o objetivo de verificar se estes espaços educativos oferecem condições
satisfatórias de infra-estrutura para um bom aprendizado. Utilizou-se como instrumento para coleta
de dados um formulário de observação para ambas as escolas. Também buscou-se observar quanto
as condições de acessibilidade, uma vez que o decreto lei n° 5296 de 2004 determina que, em cinco
anos, todos os locais públicos estejam adaptados para todas as pessoas, sem distinção. Os resultados
mostraram que uma das escolas está se aproximando da legislação, cumprindo com as condições
físicas e de conforto ambiental estabelecidas, enquanto que a outra escola ainda se encontra aquém
de atender corretamente todas as condições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.