FAMILIARIDADE COM A TAREFA: ATÉ ONDE PODE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO?

Autores

  • Maria Lidia Sica Szymanski

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desenvolvimento cognitivo.

Resumo

A formação profissional inicia-se na infância, pois a formação escolar básica já

compreende algumas habilidades e conhecimentos a ela necessários. Nesse percurso, a escola

destaca-se como a principal mediadora na transmissão do saber sistematizado, contribuindo

para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Piaget (1972) afirma que os sujeitos poderiam

ter desenvolvido as estruturas formais ao nível endógeno, embora não as utilizassem

necessariamente da mesma forma. Assim, os indivíduos poderiam raciocinar de uma maneira

hipotético-dedutiva dentro do campo de suas profissões, mas, por estarem afastados do

ensino regular, ao se defrontarem com as tarefas piagetianas, poderiam aparentemente não

apresentar um raciocínio hipotético-dedutivo. Pretendeu-se por isso, no presente estudo,

investigar melhor essas questões, comparando-se o resultado obtido por Szymanski(1983a)

nas provas piagetianas, nas quais 90% dos sujeitos haviam se classificado no nível

préoperatório ou operatório concreto, com o desempenho dos mesmos sujeitos na tarefa

“Preenchimento do Quadro Gráfico” relacionada ao trabalho por eles executado, e portanto,

familiar., a qual exige o nível operatório formal de raciocínio para sua consecução. Supunhase,

ainda, que os sujeitos poderiam estar no Estádio Operatório Formal, do ponto vista

endógeno, porém suas estruturas mentais só seriam utilizadas operatoriamente nesse sentido,

nas situações de vivência diária. A maioria dos sujeitos classificaram-se como BOM, no

desempenho da tarefa familiar “Preenchimento do Quadro Gráfico”, mas constatou-se que a

valores baixos no quadro gráfico correspondiam valores baixos quanto ao escore final obtido

na provas piagetianas, havendo correlação entre essas duas variáveis( Kendall3).Para

investigar melhor essa questão, entrevistaram-se as chefes do Serviço de Enfermagem dos

três hospitais de maior porte na cidade, as quais afirmaram que nem todos os alunos

dominam a tarefa ”Preenchimento do Quadro Gráfico” ao final do curso. Mas, com o passar

do tempo e a supervisão de outra atendente mais experiente(Zona de Desenvolvimento

Proximal), todos os funcionários chegam a realizá-la a contento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2009

Como Citar

SICA SZYMANSKI, M. L. FAMILIARIDADE COM A TAREFA: ATÉ ONDE PODE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO?. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3380. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO