Apresentação do v. 18, n. 2 da Travessias

Dossiê “Discurso e letramento literários e não-literários em contextos periféricos: narrativas, imaginários e experiências dentro e fora da Amazônia”

Autores

  • Gilberto Alves Araújo University of the Witwatersrand; Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Edmon Neto de Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Eliene Rodrigues Sousa Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33982

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Alves Araújo, University of the Witwatersrand; Universidade Federal do Pará - UFPA

PhD em Estudos do Discurso Midiático (Letras/Linguística) pela UNIVERSITY OF THE WITWATERSRAND, Johannesburg, com período sanduíche na UNIVERSITY OF MANNHEIM, Alemanha. É pesquisador associado à University of the Witwatersrand (WITS), professor adjunto de Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas na UFPA (Universidade Federal do Pará), Campus Altamira, e docente do PPGEL/UFPA-Cametá (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem). É lider do grupo de pesquisa LICEPEX (Linguagem, identidade e cultura: ensino e pesquisa no médio Xingu), membro do GESTO (Grupo Interinstitucional de Estudos do Sentido - UFT) e afiliado à International Association of Media and Communication Research (IAMCR, Madri); é também membro tanto da UNEGRO (União dos Negros e Negras pela Igualdade), quanto da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros). Possui Licenciatura Plena em Letras (Inglês e Português) pela Universidade Federal do Tocantins (2009). Foi monitor bolsista pelo PIM dessa mesma universidade durante sua graduação. Foi bolsista CAPES/FULBRIGHT/UNITED STATES EMBASSY (2013), tendo estudado língua, literatura e cultura Americana pela UNIVERSITY OF DELAWARE em Newark, EUA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LÍNGUA INGLESA, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso (crítica e francesa), ensino de língua inglesa e interpretação teatral. É mestre no Ensino de Língua e Literatura (2014), formado pelo PPGL-MELL da UFT (Universidade Federal do Tocantins) na qual desenvolveu um projeto de pesquisa voltado para análise do discurso no ensino de língua inglesa. Estudou também estratégias de ensino de língua estrangeira na UNIVERSITY OF NOTRE DAME em South Bend, EUA. Foi bolsista pela CAPES/FULBRIGHT e atuou como professor de língua e culturas do Brasil na MERCER UNIVERSITY (2014-2015) em Macon, EUA.

Edmon Neto de Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018), tendo desenvolvido pesquisa sobre poesia brasileira contemporânea e teoria literária. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa e Literatura nos ensinos básico e superior. Atuou no Programa de Mestrado em Literatura brasileira no Centro Universitário Academia (2019-2021). Professor adjunto e atualmente vice-diretor da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir, campus Altamira, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atuação nos cursos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Bolsista coordenador do Programa de Iniciação à docência (Pibid/Capes) e coordenador do estágio supervisionado. Professor colaborador no curso de Educação do Campo da Faculdade de Etnodiversidade da UFPA. Professor do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), campus Cametá (PA). Líder do grupo de pesquisa Poetas e Poéticas do Médio Xingu, registrado no diretório do CNPq, e membro do grupo de pesquisa Poesia Brasileira Contemporânea, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de O desportista na cama (Urutau, 2022), A encruzilhada da poesia - ensaios a partir de Alberto Pucheu (Appris, 2023), e Sob esses rios que voam (Urutau, 2024).

Eliene Rodrigues Sousa, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Doutora em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins -UFT, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura- PPGL - tese defendida na área de ensino de literatura brasileira contemporânea, livro didático e políticas públicas de leitura literária. Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) - dissertação na área da literatura comparada e outras artes. Graduada em Letras português/inglês (2009) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Durante a graduação atuou na pesquisa cientifica (Pibic) - Educação Ambiental na escola como proposta de interdisciplinaridade. Atuou como coordenadora e professora na Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - FADESA, em Parauapebas-PA em 2015. Atuou como formadora e orientadora de TCC no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, (EPDS) da Universidade Federal do Tocantins(UFT) no polo de Araguaína. Atuou como professora e orientadora de TCC no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação da Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco (FAPAF). Professora de língua portuguesa, Inglesa e Arte do Ensino Fundamental e médio na rede pública de 2009 a 2014 e de 2016 a 2018. Atuou com professora substituta de português e inglês no Instituto Federal do Tocantins - IFTO - campus de Araguaína e Campus de Araguatins. Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. E atualmente é professora na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS e professora de português na SEDUC. 2024 deu início ao estágio pós doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Letras: ensino de Línguas e Literatura da UFNT - PPGLLit (Araguaína -TO).

Referências

ANDRÉ, M. A jovem pesquisa educacional brasileira. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 11-24, 2006.

EMECHETA, B. Second-Class Citizen. London: Penguin Classics, 2021.

PASCOLATI, S.; PLATZER, M. B. Cânone e escola: disputas de poder. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, Londrina, v. 37, p. 5-8, 2019.

SILVA, P. V. B. da; BORBA, C. dos A. de. Políticas Afirmativas na Pesquisa Educacional. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 151-191, maio 2018.

VICTORA, C. G.; MOREIRA, C. B. Publicações científicas e as relações Norte-Sul: racismo editorial? Revista de Saúde Pública, Pelotas, v. 40, p. 36-42, 2006.

Downloads

Publicado

15-08-2024

Como Citar

ARAÚJO, G. A.; OLIVEIRA, E. N. de; SOUSA, E. R. Apresentação do v. 18, n. 2 da Travessias: Dossiê “Discurso e letramento literários e não-literários em contextos periféricos: narrativas, imaginários e experiências dentro e fora da Amazônia”. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 2, p. e33982, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i2.33982. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/33982. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO