A coesão textual em textos infantis: estudo comparativo de redações produzidas por crianças de terceiro e de quinto ano da educação básica
Palavras-chave:
Coesão, Textos Infantis, Linguística textual.Resumo
Este artigo dedica-se à discussão de questões relacionadas à coesão textual, a partir de textos infantis produzidos, no segundo semestre de 2009, por alunos do terceiro e do quinto ano da escola estadual engenheiro Márcio Aguiar da Cunha (localizada na cidade de Ipatinga – MG). Por meio da análise do corpus e com base nos pressupostos teóricos de Fávero (1991) – referentes à coesão textual referencial, à coesão textual recorrencial e à coesão textual sequencial, apontamos aqui os principais mecanismos coesivos utilizados por esses alunos e analisamos, de forma comparativa, a eficiência e os problemas que tais utilizações apresentam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.