REVISITANDO A EDUCAÇÃO RURAL: OLHARES DOCENTES

Autores

  • Cinara Dalla Costa Velasquez

Palavras-chave:

Educação Rural, História Oral, Histórias de Vida

Resumo

Este artigo trata da temática acerca da educação rural e sua representação, narrada nas vozes de três professoras. Suas atividades docentes no ensino rural, iniciadas na década de 1950 e 1980, no município de Santiago-RS, percorrem os anos, denotando, com isso, significações diferenciadas e plausíveis para reelaborações desse ambiente. Do vasto espaço sul-rio-grandense, o trabalho buscou conhecer, na delimitação micro, possibilidades para que surgisse, através de análise qualitativa, articulada ao método da história oral-modalidade da história de vida, nova leitura do cenário da educação rural. Revela, nas narrativas orais das professoras/colaboradoras, a experiência diferenciada diante de tantos discursos postos no campo da análise educacional, muitas vezes, reiterando a educação das comunidades e escolas rurais como cenário depreciativo e dicotomizado, antagônico ao cenário urbano. Inscrições que marcam a potencialidade da educação estão representadas pelas professoras como sendo únicas e independentes do espaço geográfico que se constituem como mulheres e homens. Carrega, nas narrativas, a sensação de que experiências diferentes são realidades concretas e possíveis. Para tanto, é pertinente que a história e a memória sejam elos entrelaçados para que a revisitação desse espaço configure-se em páginas em branco para que possamos contar uma nova história da educação e de seus sujeitos, harmonicamente integrados ao ambiente rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-05-2011

Como Citar

DALLA COSTA VELASQUEZ, C. REVISITANDO A EDUCAÇÃO RURAL: OLHARES DOCENTES. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 1, p. e4822, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4822. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO