A LITERATURA INFANTO-JUVENIL AFRO-BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES

Autores

  • Anderson Pires da Silva
  • Catarina Chavier Gonçalves Martins

Palavras-chave:

Literatura Infanto-juvenil. Cultura Afro-brasileira. Escola. Identidade.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre identidade nacional e cultural, em uma perspectiva de reconhecimento dos grupos minoritários, voltado ao multiculturalismo na literatura infanto-juvenil. Analisamos e realizamos o trabalho apoiados na obra Menina bonita do laço de fita, da autora Ana Maria Machado, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Consideramos a importância da temática da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Consideramos a importância do tema abordado em consonância com a literatura desde a infância, de forma prazerosa e crítica, o que poderá permitir a diminuição de preconceitos, além de possibilitar a formação identitária dos sujeitos envolvidos no processo. 

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Publicado

12-12-2011

Como Citar

SILVA, A. P. da; MARTINS, C. C. G. A LITERATURA INFANTO-JUVENIL AFRO-BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 3, p. e5864, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5864. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

CULTURA