TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A FIGURA DO PROFESSOR- TUTOR CONCEITUAL E O FÓRUM VIRTUAL DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO
Palavras-chave:
Educação, Trabalho Docente, Tecnologia,Resumo
Analisa-se o trabalho que o professor-tutor conceitual desenvolve durante a realização dos fóruns de discussão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal do Paraná IFPR, à luz da categoria de análise Mediação pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Apresentam-se as formas de mediação e intervenção feitas pelo professor-tutor conceitual de cada disciplina durante o uso do fórum como um recurso tecnológico e de interação eletronicamente mediada para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados apontam para a necessidade de repensar/rever a forma de mediação realizada pelos professores-tutores conceituais no fórum de discussão, bem como a atuação dos alunos, ou seja, de uma posição de passividade para uma de interatividade virtual. Visto que o fórum de discussão é considerado uma das interfaces que possibilitam a interlocução de todos os participantes, no processo de Educação a Distância.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho docente, Mediação, Fórum Virtual de Discussão.
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