CORPO, IMAGEM E A EFICÁCIA SIMBÓLICA DA FICCIONALIZAÇÃO DIGITAL
Palavras-chave:
Internet, autoexpressão, imagemResumo
Discutir formas de sociabilidade na contemporaneidade remete necessariamente a amplificação dos conceitos antes materializados na pessoalidade das expressões e na troca presentificada dos indivíduos, pois que a Internet passa a ser um impulso prioritário sobre construções identitárias e processos de identificação (do / no outro) de sentidos e significações da realidade. Neste sentido, as redes sociais, a exposição do Eu e o uso de intertexto compartilhados incessantemente apontam a uma nova forma comunicacional que, por sua vez, atua diretamente na reelaboração das relações sociais e da autoimagem individual, composta e reconstituída a cada novo upload. Seja pela perspectiva memética, seja ainda pelas abordagens que consideram esta uma nova forma de isolamento, a construção ficcional a que a autoimagem está sujeita atesta uma autoscopia digital, fonte de referências e narrativas que podem ser lidas de acordo com as conexões realizadas pelo seu autor. Para tanto, cogitando-se estabelecer diálogo entre a realidade digital, a teoria clássica socioantropológica, a literatura sobre o tema e a ficção em si, propõe-se o exame sobre a rede social Facebook numa breve tipologia cartográfica, buscando estabelecer uma propositiva analítica que reconheça as redes sociais como fontes ficcionais, assim como as redes estabelecidas na materialidade dos contatos ‘seculares’, a partir do comparativo com a construção ficcional realizada pelas próprias personagens em obras literárias e imagéticas, articulando assim o conceito de virtude a estas fontes autobiográficas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.