REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A MULHER COM CRIANÇAS NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alberto Carlos de Souza

Palavras-chave:

Gênero, Música popular brasileira, Crianças.

Resumo


Estudo exploratório de abordagem qualitativa elaborado com o objetivo de conhecer as representações sociais que um grupo de 50 crianças de nove anos de idade, estudantes do 4º Ano A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Feu Rosa”, no Município de Serra / ES, têm sobre a mulher. Para tal nos apropriamos da música “Maria, Maria”, da autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant (1978), como ponto de partida da nossa intervenção, por entendermos que esta letra é um hino de amor às mulheres (in)comuns brasileiras.  Partindo da compreensão de que as questões afeitas às relações de gênero – aqui incluídas a mulher e a sua relação com a família, o trabalho e a religião -, significam um tema social urgente, este estudo constituiu-se como o ponto de partida para uma intervenção de ensino-aprendizagem interdisciplinar. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, cuja data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1975, como o dia 8 de março.  PALAVRAS CHAVE: Gênero, Música popular brasileira; Crianças.

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Publicado

14-05-2013

Como Citar

SOUZA, A. C. de. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A MULHER COM CRIANÇAS NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 3, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6691. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO