REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A MULHER COM CRIANÇAS NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Gênero, Música popular brasileira, Crianças.Resumo
Estudo exploratório de abordagem qualitativa elaborado com o objetivo de conhecer as representações sociais que um grupo de 50 crianças de nove anos de idade, estudantes do 4º Ano A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Feu Rosa”, no Município de Serra / ES, têm sobre a mulher. Para tal nos apropriamos da música “Maria, Maria”, da autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant (1978), como ponto de partida da nossa intervenção, por entendermos que esta letra é um hino de amor às mulheres (in)comuns brasileiras. Partindo da compreensão de que as questões afeitas às relações de gênero – aqui incluídas a mulher e a sua relação com a família, o trabalho e a religião -, significam um tema social urgente, este estudo constituiu-se como o ponto de partida para uma intervenção de ensino-aprendizagem interdisciplinar. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, cuja data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1975, como o dia 8 de março.
PALAVRAS CHAVE:
Gênero, Música popular brasileira; Crianças.
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