COMO TEM SIDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS? REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS DE PROFESSORES NA CIDADE DE LONDRINA-PR
Palavras-chave:
Sexualidade, Atitudes, Crenças, Professores, Educação sexual.Resumo
Na escola, a temática da sexualidade assume sua multiplicidade de visões, crenças evalores de seus diversos atores (alunos, pais, professores, diretores, entre outros). Entretanto, anecessidade de se discutir sobre sexualidade nas escolas é cada vez mais constante, mas aindatomada por uma fragilidade muito grande por parte dos professores em abordar o tema em salade aula. Parte-se então para uma necessidade de refletirmos sobre a maneira como os temas sãotransmitidos aos alunos. Como tem sido as aulas de Educação Sexual nas escolas? A pesquisaapresenta-se uma análise das principais atitudes e crenças manifestadas por 05 (cinco) professoressobre a temática sexualidade, empregando-se entrevistas diretas, semi-estruturadas, que foramsubmetidas a uma análise de conteúdo a partir dos pressupostos da modalidade denominadaTemática, conforme salienta Bardin (2007). Os resultados apresentam que os docentes, apesar deconsiderarem importante o trabalho de uma Educação Sexual nas escolas com os alunos,manifestam dificuldade em falar sobre o tema, apresentando inclusive [aos alunos] algumasconcepções equivocadas. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla², publicadoposteriormente em um livro³, compreendendo também a investigação dos conhecimentos eatitudes manifestadas pelos alunos dos professores entrevistados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.