COMO TEM SIDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS? REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS DE PROFESSORES NA CIDADE DE LONDRINA-PR
Keywords:
Sexualidade, Atitudes, Crenças, Professores, Educação sexual.Abstract
Na escola, a temática da sexualidade assume sua multiplicidade de visões, crenças evalores de seus diversos atores (alunos, pais, professores, diretores, entre outros). Entretanto, anecessidade de se discutir sobre sexualidade nas escolas é cada vez mais constante, mas aindatomada por uma fragilidade muito grande por parte dos professores em abordar o tema em salade aula. Parte-se então para uma necessidade de refletirmos sobre a maneira como os temas sãotransmitidos aos alunos. Como tem sido as aulas de Educação Sexual nas escolas? A pesquisaapresenta-se uma análise das principais atitudes e crenças manifestadas por 05 (cinco) professoressobre a temática sexualidade, empregando-se entrevistas diretas, semi-estruturadas, que foramsubmetidas a uma análise de conteúdo a partir dos pressupostos da modalidade denominadaTemática, conforme salienta Bardin (2007). Os resultados apresentam que os docentes, apesar deconsiderarem importante o trabalho de uma Educação Sexual nas escolas com os alunos,manifestam dificuldade em falar sobre o tema, apresentando inclusive [aos alunos] algumasconcepções equivocadas. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla², publicadoposteriormente em um livro³, compreendendo também a investigação dos conhecimentos eatitudes manifestadas pelos alunos dos professores entrevistados.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.