O PENSAMENTO DO COMENDADOR JOAQUIM ANTONIO DE AZEVEDO ACERCA DA EDUCAÇÃO, INDUSTRIALIZAÇÃO E CIVILIZAÇÃO
Resumo
Em 1o. de março de 1867 o Comendador Joaquim Antonio de Azevedo apresentou ao conselho administrativo da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN) a proposta para criar a primeira escola primária noturna destinada aos jovens e adultos da classe operária e que seria mantida por aquela associação civil de direito privado. Esse empreendimento expressa a crença de que o ingresso do Brasil no rol das nações civilizadas implicava no desenvolvimento da indústria nacional e esse patamar seria alcançado se estivesse assentado na educação profissional. Se o ensino primário era a porta de entrada para o ensino profissional, o país daria assim o primeiro passo a caminho da civilização ao formar operários e mestres capazes de dirigir os trabalhos das oficinas. Este estudo bibliográfico e documental de caráter histórico tem por objetivo reconstituir a trajetória de vida e o ideário do Comendador Joaquim Antonio de Azevedo. Utiliza como fonte primária os relatórios da SAIN publicados no jornal O Auxiliador da Indústria Nacional no período de 1865 a 1892. O estudo insere-se na discussão acerca da ampliação de fontes para a investigação na área de História da Educação e aponta a importância da imprensa nessa tarefa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.