ANÁLISE SEMIÓTICA DO FILME AVATAR: UM ENSAIO NA PERSPECTIVA INTERACIONISTA SOCIAL

Autores

  • Fabiana Tavolaro Maiorino
  • Simone Oliveira Camillo

Palavras-chave:

CINEMA, SEMIÓTICA, CIÊNCIA, INTERACIONISMO, LINGUAGEM

Resumo


O ARTIGO É UM ENSAIO QUE OBJETIVA REALIZAR UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIAL DA PELÍCULA AVATAR, CONSIDERADA COMO UM INSTRUMENTO SEMIÓTICO E EDUCACIONAL. O FILME É UM TEXTO SINCRÉTICO, QUE ARMAZENA EM SI DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DE LINGUAGENS, COMO A VISUAL E SONORA.TRATA-SE DE UMA PELICULA QUE RESULTA DE UM PROCESSO SÓCIO- HISTÓRICO-LINGUÍSTICO E EXISTENCIAL , CRIANDO UM TEXTO FINAL PRODUTOR DE EFEITOS DE SENTIDOS, COMO O SUBJETIVIZANTE E O REALISTICO. COMO RECORTE ANALÍTICO, APONTOU-SE A COMPREENSÃO DAS CONDIÇÕES SOCIOSUBJETIVAS DA PRODUÇÃO DO FILME, ASSIM COMO DO NÍVEL DE EXPRESSÃO MATÉRICO E DOS MECANISMOS ENUNCIATIVOS. OBSERVAMOS UMA PROXIMIDADE DA ENUNCIAÇÃO COM O RECEPTOR, E AO MESMO TEMPO, DA AUSÊNCIA DE MARCAS DO ENUNCIADOR NO TEXTO FINAL, PRODUZINDO CONCOMITANTEMENTE, UMA PROXIMIDADE COM O RECEPTOR E UMA IMERSÃO PROFUNDA DESSE SUJEITO NO FILME.  AVATAR REVELOU-SE UM OBJETO ANALÍTICO RICO, POIS PERMITIU UM DIÁLOGO INTERTEXTUAL POLIFÔNICO, QUE EXPLICITOU A LUTA ENTRE O MODELO MODERNO INFLEXIVEL E PREDATORIO, COM OS NOVOS ELOS RELACIONAIS E ETICOS, MAIS FLUIDOS E COMPLEXOS DA CONTEMPORANEIDADE. CAMERON ACUSA UMA INICIAL FALÊNCIA DO MODELO CIENTÍFICO E UTILITÁRIO E AO MESMO TEMPO,  A NECESSIDADE DE SE BUSCAR UM OUTRO MODO MAIS HUMANO DE SE RELACIONAR COM O MUNDO, INCLUINDO A NATUREZA E OS HÁBITOS SÓCIO CULTURAIS EM REDE.

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Publicado

18-12-2012

Como Citar

MAIORINO, F. T.; CAMILLO, S. O. ANÁLISE SEMIÓTICA DO FILME AVATAR: UM ENSAIO NA PERSPECTIVA INTERACIONISTA SOCIAL. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 3, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/7259. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO