A CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO DAS ARTES VISUAIS – UMA PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maristani Polidori Zamperetti
  • Fabiana Lopes Bazili

Palavras-chave:

Cultura Visual, Ensino de Artes Visuais, Imagem, Séries Finais do Ensino Fundamental

Resumo

O presente texto é um recorte de pesquisa realizada em uma escola particular da cidade de Pelotas, RS, que teve por objetivo investigar como o professor de Artes Visuais trabalhava as imagens da cultura visual contemporânea em suas aulas, e se havia preocupação por parte do professor com o desenvolvimento estético dos alunos quanto às imagens; verificando também se o mesmo estabelecia relações entre as imagens estudadas e o cotidiano dos alunos. A fundamentação teórica da pesquisa se baseia em autores que abordam a importância dos estudos das imagens presentes na cultura visual contemporânea como Hernández (2000, 2007), Martins (2007, 2011) e Pillar (2009). Os dados foram coletados através de observações de aulas e entrevistas com a professora de Artes Visuais da escola, por meio de registros escritos, gravados e fotográficos. Em confronto com a fundamentação teórica, os dados revelam que, apesar da professora trabalhar com imagens da cultura visual ampla (artistas de períodos históricos consagrados e imagens da contemporaneidade), ainda não se preocupa com a necessidade de aquisição de conhecimentos artísticos através da contextualização histórica e cultural, para que os alunos possam desenvolver sua criatividade e percepção estética, como também receber formação crítica para se posicionar em relação aos símbolos presentes nas imagens trabalhadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-08-2013

Como Citar

ZAMPERETTI, M. P.; BAZILI, F. L. A CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO DAS ARTES VISUAIS – UMA PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 1, p. e7657, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/7657. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO