A CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO DAS ARTES VISUAIS – UMA PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Cultura Visual, Ensino de Artes Visuais, Imagem, Séries Finais do Ensino FundamentalResumo
O presente texto é um recorte de pesquisa realizada em uma escola particular da cidade de Pelotas, RS, que teve por objetivo investigar como o professor de Artes Visuais trabalhava as imagens da cultura visual contemporânea em suas aulas, e se havia preocupação por parte do professor com o desenvolvimento estético dos alunos quanto às imagens; verificando também se o mesmo estabelecia relações entre as imagens estudadas e o cotidiano dos alunos. A fundamentação teórica da pesquisa se baseia em autores que abordam a importância dos estudos das imagens presentes na cultura visual contemporânea como Hernández (2000, 2007), Martins (2007, 2011) e Pillar (2009). Os dados foram coletados através de observações de aulas e entrevistas com a professora de Artes Visuais da escola, por meio de registros escritos, gravados e fotográficos. Em confronto com a fundamentação teórica, os dados revelam que, apesar da professora trabalhar com imagens da cultura visual ampla (artistas de períodos históricos consagrados e imagens da contemporaneidade), ainda não se preocupa com a necessidade de aquisição de conhecimentos artísticos através da contextualização histórica e cultural, para que os alunos possam desenvolver sua criatividade e percepção estética, como também receber formação crítica para se posicionar em relação aos símbolos presentes nas imagens trabalhadas.
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