DISCURSOS DE IDENTIDADES DOCENTES EM COMUNIDADES VIRTUAIS PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS

Autores

  • Ana Paula Domingos Baladeli
  • Aparecida de Jesus Ferreira

Palavras-chave:

identidade, professor, discurso, redes sociais

Resumo


As comunidades virtuais têm representado espaços alternativos para a divulgação de discursos; acesso a informação; exercício da cidadania; mobilização de pessoas comuns na defesa de seus interesses e, sobretudo, na construção de identidades. Os referenciais teóricos utilizados são Bauman (2005), Hall (2006), Moita Lopes (2010), Mocelim (2007), Recuero (2009) e Couto e Rocha (2010) entre outros para ancorar as discussões sobre identidade e ciberespaço. Assim, neste artigo analisamos as atividades de uma comunidade virtual no Orkut criada para professores substitutos e, por meio das interações nos posts refletimos sobre o processo de construção identitária do professor. Observamos que as representações negativas sobre si publicadas nos posts pelos professores evidenciam significados socialmente construídos atribuídos ao fato de terem vínculo temporário de trabalho. Concluímos que a linguagem e as interações sociais representam as identidades sociais dos professores e, que em tempos de cibercultura as identidades são híbridas, transitórias e fluidas. 

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Publicado

13-08-2013

Como Citar

BALADELI, A. P. D.; FERREIRA, A. de J. DISCURSOS DE IDENTIDADES DOCENTES EM COMUNIDADES VIRTUAIS PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/7831. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO