OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE GRUPOS NÔMADES NO SISTEMA EDUCACIONAL

Autores

  • Marcos Ramos Penteado

Palavras-chave:

Educação, , inclusão educacional, grupos nômades

Resumo

O artigo apresenta alguns dos desafios para a real inclusão dos principais grupos nômades brasileiros no sistema educacional formal. Trata-se de um estudo sobre as iniciativas já tomadas por parte do governo federal para concretizar as leis estabelecidas pela LDB no caminho de promover as práticas formais de educação em grupos como ciganos, comunidades fronteiriças e acampamentos do MST. Foram analisados documentos oficiais do governo federal, bem como coletadas entrevistas com líderes de tais movimentos e comunidades para traçar um panorama entre o idealizado e o realmente praticado no tocante à inclusão das comunidades nômedas no sistema formal de educação nacional.

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Publicado

20-01-2014

Como Citar

PENTEADO, M. R. OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE GRUPOS NÔMADES NO SISTEMA EDUCACIONAL. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 2, p. e8604, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8604. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO