HISTÓRIA E MEMÓRIA NAS OBRAS VISIONÁRIAS DAS LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA: BRAVE NEW WORLD, 1984 E FAHNHEREIT 451

Autores

  • Valdomiro Polidóro
  • Jessica Tomimitsu Rodrigues

Resumo

Resumo: O presente trabalho pretende comparar as maestrais obras das Literaturas de Língua Inglesa: Brave New World, 1984, e Fahnhereit 451. Objetiva-se propor um padrão entre os livros tendo em vista o controle da memória, e consequentemente do passado, que torna possível, também, controlar a História. O ambiente visionário também os possibilita serem comparados no ato de destruição dos livros nas sociedades descritas ao longo dos três enredos, com o mesmo ato de queimar livros, delineando o fato principal que guia toda a análise. Ao se comparar as três Literaturas, culmina-se na importância imprescindível que é o incentivo da leitura da boa Literatura nas escolas, para a criação de pensadores críticos em nossa sociedade, que, estabelecendo os conceitos de realidade e ficção, também apresenta a mesma persuasão e lavagem cerebral descritas nos livros, mesmo com um tom sutil. Como aporte teórico para análise foram usadas as teorias do que é fato e ficção quanto aos conceitos de Literatura e História, de Eagleton (2003), quais são os aspectos da boa Literatura, de Lewis (2004), os conceitos de mímeses e verossimilhança de Aristóteles, interpretados por Costa (1992) e o conceito de memória e sua relação com o desenvolvimento humano por Lima (2009).

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Publicado

20-01-2014

Como Citar

POLIDÓRO, V.; RODRIGUES, J. T. HISTÓRIA E MEMÓRIA NAS OBRAS VISIONÁRIAS DAS LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA: BRAVE NEW WORLD, 1984 E FAHNHEREIT 451. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 2, p. e8710, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8710. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO