ESCOLARIZAR A INFÂNCIA? O “JARDIM DE INFÂNCIA” NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS - 1942

Autores

  • JOSÉ EDIMAR SOUZA
  • Caroline Machado Cortelini
Agências de fomento
CAPES/PROEX

Palavras-chave:

Memória. Ensino Rural. Jardim de Infância.

Resumo

Objetivo é reconstruir o processo de institucionalização do primeiro Jardim de Infância de Lomba Grande, bairro rural do município de Novo Hamburgo/RS, implantando em 1942, como um anexo do Grupo Escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza de documentos (orais e escritos) sob o referencial teórico da História Cultural. A análise enfatiza a dimensão de memórias sobre as práticas desenvolvidas por sua primeira professora, bem como sobre os primeiros tempos do Grupo Escolar. Destaca-se no conjunto de análise a presença de um jardim de infância em contexto rural, cujas práticas da professora não se diferenciavam muito das metodologias usuais deste período e assinalaram-se pela influência da corrente pedagógica da época impregnada pelo nacionalismo e o sentido vocacional.

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Publicado

05-11-2014

Como Citar

SOUZA, J. E.; CORTELINI, C. M. ESCOLARIZAR A INFÂNCIA? O “JARDIM DE INFÂNCIA” NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS - 1942. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, p. e8877, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8877. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO