PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO COMO PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

  • Eliane do Rocio Alberti Comparin

Palavras-chave:

Trabalho, Princípio educativo, Práxis,

Resumo


RESUMO: O artigo busca demonstrar o conceito de trabalho à luz do materialismo histórico e dialético. Nessa ótica de análise, o trabalho, numa forma social, é o elemento determinante na constituição e na emancipação do homem. Ocorre que no sistema capitalista a constituição do ser humano, dá-se pela sua alienação, a partir da exploração da sua força de trabalho. Desse modo, questiona-se, o trabalho como princípio educativo como uma proposta político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora do ser humano, para além do capital.                                                                                                                                        Palavras-chave: Trabalho. Princípio educativo. Práxis.

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Publicado

03-08-2014

Como Citar

ALBERTI COMPARIN, E. do R. PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO COMO PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 1, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/9591. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO