INFORMÁTICA EM AULAS DE MATEMÁTICA: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Keywords:
Informática na educação, Formação continuada, Professores de matemática.Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar um curso de formação continuada ofertado à professores de matemática que atuam nas séries finais do ensino fundamental e/ou ensino médio. O curso teve como foco a utilização da informática, tanto para a elaboração de provas, trabalhos e outros materiais, como também para o ensino da matemática. Esse curso fez parte de uma monografia para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, onde buscávamos identificar a percepção que um grupo de professores de matemática tem sobre o uso da informática na educação, bem como elencar algumas das dificuldades enfrentadas por eles em utilizá-la em suas práticas pedagógicas. Os dados, produzidos ao longo do curso – por meio de um questionário e um diário de campo – após serem remetidos a análises, nos possibilitou inferir que um dos principais obstáculos enfrentados pelos professores participantes dessa pesquisa têm sido a falta de formação. A falta de preparo para o uso da informática, não somente como um recurso didático, mas também como um instrumento de trabalho, tem sido um grande problema. Muitos professores se sentem inseguros diante dos desafios impostos pelas tecnologias informáticas e, consequentemente, impossibilitados de utilizá-las em suas práticas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.