ESCRITA E FALA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados e discussões preliminares da atividade de pesquisa sobre processos e fenômenos fonológicos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental, coletadas no Programa “Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná”/CAPES/UNIOESTE. Tomando os estudos da fonologia, da variação linguística e da aquisição da língua escrita como roteiro teórico, foram identificados e analisados os fenômenos da fala registrados nos textos dos alunos do 4º e 5º Ano. Além dos processos de aquisição da língua escrita, a heterogeneidade linguística da comunidade atua sobremaneira sobre as hipóteses que os alunos constroem na aprendizagem da escrita. A confluência e convivência de diferentes culturas, línguas e falares na comunidade não se neutralizam no espaço da sala de aula, pois o aluno utiliza a fala como parâmetro mais concreto para a escrita e a sistematização e domínio do código. Para este trabalho foram selecionados 20 textos, que, após sua digitalização, foram estudados para identificação dos fenômenos. Dentre os fenômenos destacam-se a monotongação, a ditongação e a vocalização da lateral. A partir dos dados, pretende-se desenvolver algumas reflexões sobre o papel da escola em contextos multilíngues e sobre a necessidade de uma metodologia de ensino que contemple os fenômenos de variação e mudança linguística como conteúdos que reafirmam a identidade do falante.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.