DIGITAL AND ASSISTIVE TECHNOLOGIES IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING: FOCUS ON A MULTIFUNCTIONAL RESOURCE ROOM IN THE CITY OF NAVIRAÍ – MS
Keywords:
Sala de Recursos Multifuncionais. Tecnologias Assistivas. Tecnologias Digitais. RecursosAbstract
Este trabalho apresenta resultados de um estudo com o foco na utilização das tecnologias digitais e assistivas na sala de recursos multifuncionais. Os objetivos do estudo consistiram em: (1) Identificar os recursos tecnológicos presente na sala de recursos multifuncionais e investigar de que forma contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais; (2) Verificar o perfil dos alunos que frequentam a sala de recursos e suas maiores dificuldades e desafios; (3) Identificar de que forma os alunos e professora utilizam os recursos tecnológicos em suas aulas; (4) Investigar a respeito da formação da professora que atua na sala de recursos multifuncionais a fim de identificar os saberes que dispõem com relação à utilização dos recursos tecnológicos; (5) Conhecer as atividades e/ou projetos de ensino desenvolvidos por meio das tecnologias digitais na sala de recursos multifuncionais. A pesquisa foi de natureza qualitativa tendo como participante uma professora regente que atua em uma sala de recursos multifuncionais de uma escola da rede estadual do município de Naviraí- MS. O instrumento para a coleta dos dados foi observação participante em sala de aula dos conteúdos desenvolvidos pela docente. A partir das observações participantes percebeu-se que a professora utiliza com frequência as tecnologias digitais e assistivas por meio de jogos. Para tal, entende-se que a partir dos dados coletados, as tecnologias se tornaram aliadas às práticas pedagógicas, ou seja, constituem-se em recursos indispensáveis para o ensino e a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.