A DANÇA DA BAILARINA – DA CAIXA DE MÚSICA À SALA DE AULA
Keywords:
poesia infantil, performance, ensino.Abstract
Acreditamos que a ativação do corpo na leitura de poesia não apenas envolve a criança, mas é aspecto fundamental na construção de sentidos no texto. Partilhamos aqui da performance enquanto aquele “acontecimento oral ou gestual” que emana da recepção do texto poético e gera, no momento de leitura oral, uma conexão entre leitor e texto, chamada por Zumthor de “energia propriamente poética” (2007, p.39). Temos portanto a leitura oral como uma ferramenta metodológica fundamental, capaz de promover todo o fenômeno performático. Essa escolha ganha força pela sugestão de Alves (2011) e as experiências de leitura corporal da professora Eliana Kefalás (2012). A professora Eliana fala em um professor-metamorfose que “não dá o sentido, mas cuida, procura que seus alunos o imaginem, ou o inventem” (p.40). Oferecemos, pois, um caminho ativo de leitura multissensorial aos alunos em contato com o texto poético. Relatamos, portanto, neste trabalho uma intervenção com vinte alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de campina grande, na qual lemos a canção “ciranda da bailarina”, de Chico Buarque. Promovemos um diálogo analítico entre a análise pré-existente de Tito (2000) da ciranda e a percepção dos nossos alunos. Nessa vivência, procuramos observar a recepção das crianças, tendo como critério suas construções de sentido e sua percepção corporal dos aspectos rítmicos e lúdicos oferecidos pelo texto. Os leitores mirins tiveram, com essa abertura, a possibilidade de criar sentidos a partir do texto e experimentá-lo pela dança coletiva.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.