Avaliação e efeitos da aplicação de listas de controle/constatações na produção escrita escolar

Autores

  • Lucilene Aparecida Spielmann Schnorr
  • Carmen Teresinha Baumgärtner
Agências de fomento

Palavras-chave:

Produção textual, Avaliação interativa, Lista de constatações, Reescrita,

Resumo

De acordo com documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN (BRASIL, 1998) e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná/DCE (PARANÁ, 2008), a disciplina de Língua Portuguesa tem a função de contribuir para a ampliação da capacidade comunicativa dos alunos, possibilitando que os mesmos se comuniquem adequadamente nas diversas situações de interação social em que estejam inseridos. As DCE orientam que o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa deve aprimorar os conhecimentos linguísticos e discursivos dos alunos, a fim de que eles compreendam os discursos que os cercam e tenham condições de interagir com esses discursos. Para isso, é fundamental que consideremos a natureza social da linguagem, como também o contexto de produção dos enunciados, os quais têm seus significados social e historicamente constituídos. Na perspectiva dialógica da linguagem, ao trabalhar com a escrita e a reescrita de textos, como professora de Língua Portuguesa de Escola Pública e como pesquisadora, interessou-nos investigar, em nossa pesquisa de mestrado (em andamento), vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível de Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS a elaboração e aplicação de um recurso pedagógico que pudesse nos auxiliar no momento da avaliação/correção[1] da produção textual escrita, e que possibilitasse aos alunos um meio mais eficaz de revisão de seus textos, com vistas a orientar adequações no processo de reescrita. Para isso, primeiramente elaborarmos um modelo de recurso, a lista de controle/constatações, e desenvolvemos uma série de atividades voltadas ao seu uso à produção de textos escritos em sala de aula, durante e após as quais o testamos. Situada no campo de Estudos da linguística Aplicada, caracterizando-se como pesquisa-ação, na discussão deste trabalho abordamos os efeitos da aplicação do referido recurso na avaliação, revisão e reescrita de textos de alunos de um 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual de ensino de um município do Oeste paranaense, destacando as mudanças constatadas entre a primeira e a segunda versão do texto, bem como a habilidade dos alunos de relacionar os itens elencados nas listas com o contido em seus textos. No decorrer da pesquisa, observamos que a avaliação interativa, realizada via lista de controle/constatações mostrou ser um recurso eficaz para o exercício de reescrita, pois contribuiu para a conscientização dos alunos quanto aos aspectos passíveis de mudança nos seus textos. A avaliação/correção interativa contribuiu para a ampliação das condições necessárias para que os alunos escrevessem textos mais adequados ao seu projeto de dizer.

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, Acesso em 28/02/2016.

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Publicado

03-08-2016

Como Citar

SPIELMANN SCHNORR, L. A.; BAUMGÄRTNER, C. T. Avaliação e efeitos da aplicação de listas de controle/constatações na produção escrita escolar. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. e13761, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13761. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM