The aesthetic-pedagogical Project in the ontological and educational construction in chronical Despertar, by Cecília Meireles

Authors

  • Antônio Edson Sales da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA https://orcid.org/0000-0003-0073-5632
  • Maria Valdenia da Silva Universidade Estadual do Ceará
Supporting Agencies

Keywords:

Cecília Meireles, Education, Knowledge.

Abstract

This article is a critical analysis of Cecília Meireles chronicle "Despertar", initially published in the newspaper Diário de Notícias, Rio de Janeiro, on november 19, 1932, and more recently in the Chronicles of education (2001). A careful reading of the work of this writer makes us understand Cecília Meireles adherence to the ideas of the New School, which discussed the human meaning of the act of educating. Even after this context, it is still possible to observe the innumerable contributions of the writer's thought, not only literary but also educational, that reverberate in the teaching activities with the literary text in the classroom. We are based on studies by Bakhtin; Volochínov (2010); Cherry (2010); Fiorin (2002); Freire (1999, 2010); Marchini (2017); Silva (2008, 2015); Souza (2012, 2013), among others. The methodological approach is structured in the perspective of the historical-social ontology and the reading of the critical fortune of Cecilia Meireles, in the sense of apprehending the process of human education, listing in the chronicle Awakening, now under analysis, considering the thematic and significance marks that evidence the aesthetic and pedagogical project, built in the work of this writer, teacher and Brazilian poet. We conclude that by having a language, sometimes metaphorical or philosophical and, at the same time, poetic, Cecília Meireles enters the world of education and human formation to awaken the human being, taking him out of his deep sleep and awakening him in to life.

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Author Biographies

Antônio Edson Sales da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Aluno do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará/Feclesc. Especialista em Metodologia do ensino fundamental e médio pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil(1999). Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará/Fafidam (1992). Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Tem experiência na área de História e Filosofia, com ênfase em História geral e Ensino de Filosofia.

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC.

Maria Valdenia da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestra em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1997) e graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, atuando na graduação em Letras e no Mestrado interdisciplinar em História e Letras. Tem experiência nas áreas de ensino de literatura; crítica literária, letramento literário, literatura e outras linguagens e literatura e novas tecnologias. Participa como líder do Grupo "Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores (UECE), do programa de extensão: Viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de Fortaleza.

 

References

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Published

29-08-2018

How to Cite

SALES DA SILVA, A. E.; DE OLIVEIRA PAIVA, F. J.; DA SILVA, M. V. The aesthetic-pedagogical Project in the ontological and educational construction in chronical Despertar, by Cecília Meireles. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 2, p. e18825, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/18825. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

EDUCAÇÃO