Brazilian speakers and Spanish speaking: a description of linguistic contact in Capanema city/PR

Authors

Supporting Agencies
CAPES

Keywords:

Linguistic attitudes, languages in contact, borders speech, marks of speech.

Abstract

The objective of this article is to demonstrate how Brazilian, monolingual speakers living in the border of Brazil and Argentina, the south-west region of Paraná/Brazil, assimilate language phenomena in contact as well as verify that evaluations related to the use of Spanish in the Brazilian context are generated from the uses of these speakers. The authors Moreno Fernández (1998) and Aguilera (2008) support the theoretical-based reflections. The corpus under analysis is composed of speech clippings from informers living in the city of Capanema participating project on beliefs and attitudes in a situation of linguistic contact, organized by researchers from Unioeste and UEL. We analyzed interviews obtained through the questions from a previously elaborated questionnaire to which the interviewees were submitted and that had as objective to verify how the speakers evaluate the language of the other, of the one that speaks in a different way. The depositions revealed both positive and negative evaluations about Spanish speaking, and in this context it was possible to observe even a certain reception in relation to the Argentinean Spanish speaking, which can be explained due to the proximity of Capanema city, which is located in the border between Brazil and Argentina.

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Author Biographies

Solange Goretti Moreira Pizzatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Mestranda em Letras, linha de pesquisa: Estudos da Linguagem - Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Graduada em Letras Português - Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017). Atuou no nível Fundamental de ensino. Especialização em Língua Inglesa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (2017-2018), Pós-graduação a distância do curso de Educação a Distância com Ênfase na Formação de Tutores ( Faculdade São Braz ? FSB ) (2017-2018). Atualmente é Assessora Especial do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando junto à Editora da UNIOESTE (2017). Tem experiência nas seguintes áreas: ensino de língua portuguesa; ensino de língua espanhola.

Jaqueline Cerezoli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Possui graduação em letras Português/Ingles pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007) e mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Atualmente é professor da Universidade Paranaense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, leitura, interdisciplinaridade, educação, linguagem, discurso, juventude rural, teatro educativo, discurso e luis vilela, morte, sociologia.

Sônia Cristina Poltronieri Mendonça, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Mestre em Letras (2006) e Doutoranda em Letras Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e bolsista CAPES na pesquisa de tese com o título ?Crenças e Atitudes Linguísticas na aldeia indígena Tekoha Añetete? (2015-2019), sob orientação da Dra. Aparecida Feola Sella. Bolsista Sanduíche na Universidade Autónoma Metropolitana-Iztalapata (UAM-I), Cidade do México - DF, México, de setembro 2018 a fevereiro 2019, com estágio doutoral na localidade puerpecha de San Isidro, município de Los Reyes, de Michoacán, sob orientação do Dr. Rainer Enrique Hamel. É mestre em Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1985) e licenciatura Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atuou como professora adjunta no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2001-2015), na coordenação dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2009-2011) e participa como professora voluntária de português no projeto de extensão Cursinho pré-vestibular da Unioeste, em Foz do Iguaçu. Áreas de interesse: sociolinguística, variação linguísticas, línguas em contato, língua guarani em contato com português/espanhol, políticas linguísticas e questões de fronteira.

Lohana Larissa Mariano Civiero, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2016). Mestranda em Letras do Programa PPGL, Linha de Pesquisa: Estudos da Linguagem - Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018-2020). Acadêmica do curso de Letras - Português/Italiano da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2017-2020).

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1987), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1994) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). É docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) desde 1990 e atualmente é Professor Associado C. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e pesquisa principalmente os seguintes temas: textualidade, argumentação e aplicação ensino da gramática na escola.

References

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Published

06-09-2019

How to Cite

PIZZATTO, S. G. M.; CEREZOLI, J.; MENDONÇA, S. C. P.; MARIANO CIVIERO, L. L.; SELLA, A. F. Brazilian speakers and Spanish speaking: a description of linguistic contact in Capanema city/PR. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 2, p. e22383, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22383. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

LINGUAGEM