An identity under construction: teacher quilombola in João Surá community

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Keywords:

Quilombola School Education, Quilombola Teacher, Professional Identity. Autobiographical Narratives, João Surá community

Abstract

This article presents teaching perspectives on the construction of the quilombola teacher 's identity through listening to those who constituted themselves as teachers in the Quilombola Diogo Ramos State College of the state of Paraná. Therefore, there is a contextualization about Quilombo and Quilombola School Education, having as reference Silva (2011), Miranda (2018) and Gomes (2012). The objective of this article is to highlight the narrative of eight teachers about the ways they perceive their professional teaching identity (GOMES, 2005 and WOODWARD, 2000) in quilombola territory. The problem is part of an ongoing research of qualitative nature, having as methodological support the autobiographical method. Information was raised about Quilombola School Education and its legal bases, as well as listening to the experiences of teachers that allowed us to understand how they perceive their identity construction as a teacher in an educational modality that is permeated by specificities that cross personal experiences, teachers and teachers of the subjects of this research.

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Author Biographies

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná

Eu sou uma pantaneira-paranaense, pois nasci nos cafezais do norte do Paraná e pequena segui para o Mato Grosso do Sul. Lá vivi por mais de 30 anos. Meu sonho de criança era ser professora. Por isso, fiz magistério e depois aos 17 anos entro na graduação em Pedagogia na UFMS e logo depois me tornei professora alfabetizadora em escolas públicas. Atuei em escola comunitária e privada da educação básica e nos encontros que a vida nos proporciona me constitui uma ativista do movimento negro, pois encontro o lugar da minha existência negra: a militância no movimento negro e isso orienta toda a minha vida profissional. Em 1996 termino meu mestrado também na UFMS com foco na diversidade étnico-racial na infância e sigo a vida trabalhando como professora, gestora pública sempre comprometida com a igualdade racial e a infância. Em 2003 entrei no doutorado na USP para discutir formação de professores e relações raciais e em 2009 me torno professora universitária na UFMS na cidade de Três Lagoas, por lá fiquei até 2014, quando me transfiro para a UFPR onde estou atualmente. Sou neste momento professora do curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação na Linha Diversidade, Diferença e Desigualdades sociais em Educação. Ajudo a construir o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR, e o GT 21 - Educação e Relações Étnico-Racial da ANPEd e com muita alegria coordeno o grupo ErêYá - Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e ao lado de pesquisadoras maravilhosas, temos pensado sobre ERER na relação com formação de professores/as, quilombos, literatura de temática africana e afro-brasileira, educação infantil e mais recentemente começo a caminhar pelos estudos sobre a mulher negra. Já publiquei vários artigos científicos que versam sobre a ERER, produzi a coletânea de livros didáticos “Coleção Outras Histórias: Culturas Afro-brasileiras e indígenas”. Em 2012 me aventuro a escrever literatura infantil , publicando "Cada um com seu jeito! Cada jeito é de um!", pelo qual tenho tido retorno de crianças e professores muito gratificantes e mais recentemente em 2019 escrevi o segundo livro: Azizi o presente precioso que também versa sobre a relações raciais e a infância. Sou assim... uma mulher negra em pleno movimento Ora yê yê ô!

Vanessa Gonçalves da Rocha, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (2017) e graduação em Letras pela Universidade Norte do Paraná (2010). Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, parte do quadro permanente do magistério da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área Educação Escolar Quilombola, com especialização em Educação do Campo e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

References

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Published

26-12-2019

How to Cite

DIAS, L. R.; DA ROCHA, V. G. An identity under construction: teacher quilombola in João Surá community. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. e23498, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23498. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

[DT] IDENTIDADES SOCIAIS DE RAÇA EM LIVROS DIDÁTICOS E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICA