Considerations about the role of teacher-tutor in Distance Learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i1.25847
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Keywords:

Mentoring. Distance Education. Learning Teaching.

Abstract

The present work is characterized as a bibliographic research about distance education in Brazil and about the importance of tutors as actors in this teaching format. The intention of this article is to investigate tutoring in this type of education, explaining how the distance education landscape in the country is constituted, its particularities such as the use of technological and remote tools, in addition to highlighting how the tutor works, an important pillar for to have a quality EaD. For this analysis, we base our study on authors such as Azevedo (2008), Ined (2003), Brazil (2007), Haag (1990), Pretti (1996) and Souza (2004), seeking to reflect on how the tutor's work is constituted and as this is fundamental in the teaching-learning process, as tutoring directly interferes in the academic life of students, since this professional is responsible for mediating between teacher-student and material-student, in addition to acting as support in times of doubts. With the advances in digital technology, the distance modality is gaining more and more space in the educational scope, providing different and enriching experiences in teaching. Thus, it was realized that this constant need for updating and improvement, aiming at meaningful teaching and training of quality, makes the distance education modality a role connected with the advances in science and technology, and thinking about the diverse specificities of students, both physical, economic, labor, and cognitive is what makes tutoring essential in this process.

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Author Biographies

Luciane da Silva Bassani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Possui graduação em Letras Português e Inglês Respectivas Literatura União Pan Americana de Ensino -UNIPAN (2009) cursou no ensino presencial, graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2016) cursou no ensino da educação a distância, fez três pós graduação em Gestão Escolar, em História e Geografia e em Educação do Campo, compreende às línguas inglesa e espanhola é mestranda em Letras na Universidade do Oeste do Paraná- Unioeste. Ministra aulas de língua inglesa e portuguesa desde 2008 no colégio Estadual Osório Duque Estrada para alunos dos últimos anos do ensino fundamental e ensino médio, é tutora online da educação a distância da Unioeste no curso de Letras Libras Bacharelado desde de 2017, desenvolve suas pesquisas na área de Linguística e Ensino, adora ler e buscar compreensões. Desenvolve suas pesquisas na área da educação a distância, buscando compreender como se dá a Tutoria na Educação a Distância.

Beatriz Helena Dal Molin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Possui graduação em Letras- Francês (1977), mestrado em Linguística na área de Análise do Discurso pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Defendeu a dissertação: Um olhar sobre o passado: Análise do Discurso dos Políticos paranaenses de 45 a 64. Fez doutorado em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Defendeu a tese denominada: Do tear á tela: uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de Aprendência. È professora titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia e Aprendência, comunicação, semiótica e conhecimento, e leitura e hipertexto, Tecnologia em Sala de Aula e na modalidade de Educação a Distância. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras/ Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. Concluiu em 2010, seu pós-doutorado no programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, dedicando-se ao estudo e desenvolvimento de metodologias, análise avaliação no processo de elaboração de materiais para A Rede e-Tec Brasil, na qualidade de Designer Instrucional Master, UFSC/MEC/UNIOESTE, (2008-2013). Ministra cursos para professores-autores e professores-formadores para a modalidade de Educação a Distância desde 2000. Participou da concepção do Currículo de Informática Educacional com os professores da AMOP, que atende a 53 municípios do Oeste do Paraná e também para os quais ministrou cursos de produção de Objetos Digitais Educacionais de 2009 a 2011. Participa do grupo de pesquisa PCEADis/CNPq/ UFSC). É membro dos Grupos de Pesquisa Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino, do grupo Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens Estudos Comparados, na linha de pesquisa Linguagens em Contextos inclusivos e idiossincráticos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do Grupo de pesquisa denominado Núcleo de Complexidade e Cognição (Antigo Núcleo de Eco ergonomia) na linha complexidade e Educação/UFSC. Fez parte da editoria da Revista Travessias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Ocupa a cadeira de número 1 da Academia Cascavelense de Letras, cujo patrono é o Prof. Atílio Ortigara. Foi membro titular do Conselho Municipal de Educação, foi Coordenadora do Momento Itália-Brasil, para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, éestá coordenadora do NEaDUNI/ Unioeste desde 2013, Coordenadora Unioeste para Universidade Aberta do Brasil/UAB desde 2016. Foi membro do Conselho Universitário, (COU) membro do Conselho de Pesquisa da Unioeste 2013/2015. Professora orientadora do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) desde 2008. Compõe o GT de constituição e regulamentação da Universidade Virtual do Paraná UVPR, resolução 092/2013 Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/SETI. Recebeu indicação para concorrer ao 27 Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia (categoria Profissional - professor -Pesquisador) área de Ciências Humanas e Sociais. Foi Presidenta da Academia Cascavelense de Letras. Foi membro titular do Conselho Municipal de Cultura, de Cascavel. Dedica-se à formação de professores e o emprego da Tecnologia Digital, ao Estudo da melhoria para a modalidade de Educação a Distância ou Educação Aberta, Metodologias Ativas e Tecnologia e Ensino Híbrido. Também orienta trabalhos na área da inclusão para surdos e autistas. Enfoco também minha atenção em hipertexto, Rizoma e tecnologias em sala de aula. Sou professora nos cursos de graduação nos cursos de letras e nos cursos em nível de mestrado e doutorado do PPGL de Letras, Linguagem e Sociedade.

References

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Published

27-04-2021

How to Cite

BASSANI, L. da S.; DAL MOLIN, B. H. Considerations about the role of teacher-tutor in Distance Learning. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 1, p. e25847, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i1.25847. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/25847. Acesso em: 12 may. 2024.

Issue

Section

EDUCAÇÃO