A MAGIA E A SUBJETIVIDADE NA POESIA E NO CINEMA. UM ESTUDO
Palavras-chave:
Literatura e cinema, Magia, Subjetividade, Identificação e projeção,Resumo
O presente trabalho procura não só estabelecer relações entre cinema e
literatura enquanto artes, analisando seus constituintes, mas também pretende investigar a
magia e a subjetividade delas, em sua influência sobre seus “receptores”. Esta dupla
intenção é pautada pela análise de uma obra tomada como exemplo de “casamento” entre
literatura e cinema, o filme “Asas do Desejo” (Wim Wenders) e o poema “Canção da
Infância” (Peter Handke), e é alicerçada em teóricos do cinema, da literatura, mas também
da sociologia, psicologia e antropologia, já que pertencem a todas estas áreas os conceitos
de magia e de subjetividade que fazem justamente a ponte entre a manifestação artística
pela palavra e pela imagem, e a questão da apreensão da realidade (se é que isso existe) e da
sua representação pela humanidade. A questão da criança e dos processos cognitivos e de
socialização têm privilégio na análise porque não apenas explicam a constituição das obras
e nosso relacionamento com elas, mas também porque parecem estar sendo questionados
explícita e deliberadamente por seus autores. Por fim, pode-se dizer que este estudo se sabe
pretensioso mas também se sabe insuficiente para tratar de questões de tamanha
importância e complexidade, tornando-se um consciente “começo” de um longo caminho
que ainda terá de ser trilhado, com aumentos, diminuições, edições e várias outras análises
similares e diferentes, tendo como meta uma melhor compreensão futura do assunto mais
amplo que é a ligação entre a literatura e o cinema.
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