O GÊNERO TEXTUAL CHARGE E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE
Palavras-chave:
Gêneros textuais, Charge, Escola pública.Resumo
Este trabalho aborda os gêneros textuais na escola, com ênfase na charge,
buscando as melhorias no ensino. A pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica
e com alunos de uma escola pública, debaixo de uma perspectiva sócio-interacionista,
fundamentado nos estudos teóricos sob o ponto de vista bakhtiniano. Durante a pesquisa,
foi utilizado seqüências didáticas possibilitando trabalhar o tema, o estilo e a construção
composicional da charge e sua aplicação em sala de aula. Pelo estudo de charge, transmitida
na esfera jornalística, propôs-se demonstrar a sua função social, as características e os
recursos lingüísticos responsáveis para seu significado. Foram também discutidos os
aspectos culturais políticos e sua contribuição para o ler e produzir textos na escola,
fazendo possível para aumentar, no aluno, suas capacidades lingüísticas e discursivas,
partindo do princípio de uma compreensão ativa e crítica da realidade e atual do mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.