Performance in music and beyond music

an analysis of Teto Preto`s song Pedra Preta

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.30058

Keywords:

Musica Analysis, Popular music, Electronic music, Performance, Teto Preto

Abstract

This article engages with an analysis - which seeks to extrapolate the musical universe - of the song Pedra Preta, written by the band Teto Preto, an electronic music group whose founder and frontgirl is the multi-artist Laura Diaz. The analysis was carried out based on several interviews, written or on in video, that Laura Diaz gave in 2019 and through six different interpretive biases: lyrics; melody and harmony; vocals; percussion and rhythm; instruments, sound and ambience; video clip. In musical biases, traditional analytical parameters were used, but not in a disintegrated way to what really matters in the case of the song in question: the symbolic context. At the end of the analysis, some issues deserve to be highlighted: the song has strong influences from MPB ranging from harmony to Laura Diaz's voice; the song is built from sounds in a logic of layers, where a single element, most of the time, would lose its meaning; the band Teto Preto and, therefore, their songs, are full of meanings. Therefore, it is not possible to fully understand the band's multiartistic proposal without having a prior understanding of some aspects, such as its origins and guidelines. Finally, we conclude that the analysis of songs like Pedra Preta requires a transdisciplinary look. which does not exclude the musical aspect, but systematically elaborates it, since the music is the supporting column of all the other structural pillars of the song in its process of signification.

Downloads

Author Biographies

Juliana Araújo Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Juliana iniciou seus estudos em música aos 7 anos, quando entrou no coral infantil de sua escola e decidiu que queria ser cantora. Aos 13 anos, estudou piano, aos 14, aprendeu a tocar violão, e, aos 17, baixo elétrico. Aos 18, formou sua primeira banda de rock. Atualmente, é graduanda do curso de Licenciatura em Música pela UFMS, onde desenvolve pesquisa de iniciação científica sobre a polifonia da voz cantada solo e segue em seu projeto solo como Jool Azul.

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (desde 2016) e Pesquisador Visitante (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) da Harvard University. Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012), concluiu seus estudos de Pós-Graduação sob orientação do compositor Silvio Ferraz, como bolsista FAPESP, obtendo os títulos de Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017), com estágios de pesquisa na Paul Sacher Stiftung (Suíça) e na Akademie der Künste, Berlim (Alemanha). Realizou Pós-Doutorado em Filosofia na PUC-RS com pesquisa sobre filosofia analítica da arte. Iniciou seus estudos de violoncelo em Rio Claro/SP com o professor Francisco Paes, prosseguindo-os com Eduardo Bello e Rodrigo Andrade, até se tornar discípulo de André Micheletti. Continuou sua formação por meio de masterclasses com os professores Hans Jensen, Gaetano Nasillo e Xavier Gagnepain, tendo sido selecionado pelo Instituto Goethe para seu programa de mentoria em música contemporânea com o Ensemble Modern (Alemanha), onde teve aulas com Michael Maria Kasper. Dedica-se ao diálogo entre a Música Antiga e a Contemporânea, tendo estreado dezenas de obras de compositores brasileiros de várias gerações, atuando como solista frente a grupos como a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra de Câmara da USP, USP-Filarmônica, entre outras orquestras e grupos de câmara. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS, desenvolvendo projetos de pesquisa na área de Performance Musical em sua relação com os seguintes tópicos: análise da música contemporânea (da canção popular à música experimental com suporte tecnológico); reflexões teológicas e filosóficas; repertório e técnica do violoncelo.

References

ALBINI, Alexandre. Alataj entrevista Teto Preto. Alataj, 28 de out. de 2019. Disponível em: https://alataj.com.br/entrevistas/teto-preto. Acesso em: 30 de out. de 2022.

BARROSO, Renato Régis. Pajubá: o código linguístico da comunidade LGBT. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes), Universidade Estadual do Amazonas, Manaus, 2017.

BLACKGATE CO. Blackgate Entrevista: Teto Preto | Parte 1. Youtube. 19 de jan. de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2pnOu7QVx8w. Acesso em: 30 de out. de 2022.

GONÇALVES, Fábio da Silva; OLIVEIRA, Daniel Coelho de. Entre o divino e o dinheiro: análise de serviços magísticos em um terreiro de Candomblé. Interações, Campo Grande, v. 23, n. 1, p. 149-164, jan./mar. 2022.

GUERRA, Renan. Entrevista: Teto Preto. Scream & Yell, 10 de jan. de 2019. Disponível em: http://screamyell.com.br/site/2019/01/10/entrevista-teto-preto/. Acesso em: 30 de out. de 2022.

MAMBA NEGRA. Teto Preto: Pedra Preta. Youtube, 22 de nov. de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5nflC6GkQ8>. Acesso em: 30 de out.de 2022.

MOORE, Allan F. Song Means: Analysing and Interpreting Recorded Popular Song. Farnham: Ashgate, 2012.

PEDRA Preta. Bandcamp, 2018. Disponível em: https://mambarec.bandcamp.com/track/pedra-preta. Acesso em: 30 de out. de 2022.

SLOAN, Nate; HARDING, Charlie. Switched on Pop: How Popular Music Works, and Why It Matters? Oxford: Oxford University Press, 2020.

Published

19-12-2022

How to Cite

GOMES, J. A.; TEIXEIRA, W. Performance in music and beyond music: an analysis of Teto Preto`s song Pedra Preta. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e30058, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.30058. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30058. Acesso em: 25 may. 2025.

Issue

Section

DT - ARTES, PERFORMANCES E INTERARTES NA CENA DO CONTEMPORÂNEO LATINO-AMERICANO