O TEXTO NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO
Palavras-chave:
Ensino, Língua materna, Interação verbal, Texto.Resumo
O contexto atual do ensino de língua materna na escola revela que não há mais dúvidas: é preciso redimensionar não só o objeto de estudo, mas também o modo de abordá-lo, sua metodologia. Sob essa perspectiva, orientada pela sugestão dos Parâmetros Curriculares nacionais (PCNs) e por diversos estudos sobre o ensino de língua, realizados nas últimas décadas, tais como os de Geraldi (1991, 2006), Kaufman e Rodríguez (1995), Kleiman (1996), Antunes (2003), citando apenas alguns deles, o presente artigo tem como objetivo problematizar a questão, buscando apontar novas perspectivas a essa prática escolar. Entendendo a língua, e seu ensino, como um exercício constante de interação verbal, vemos o texto, mais especificamente os diferentes gêneros textuais que circulam em nosso meio social, como objeto de estudo e propomos diferentes estratégias de leitura e de produção textual como método para trabalhar a língua, no meio escolar. Defendemos que a aula de português precisa funcionar como um constante trabalho de desconstruir e construir textos, enfim, como um exercício permanente de comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.