NO RITMO. PODE!

Autores

  • Alex Sandro Araujo Carmo

Resumo

Em meados de 2008, as peças publicitárias do iogurte Activia, do mote publicitário Activia funciona para você, tiveram que ser retiradas de veiculação por causa de uma determinação da ANVISA, que entendia que elas poderiam levar os interlocutores a acreditarem que o iogurte seria a solução definitiva para problemas no funcionamento intestinal. Nesse sentido, defende-se que a Danone, mesmo tendo sido obrigada a parar de anunciar o Activia como um alimento/produto que faz o intestino funcionar, continuou, com o mote Entre no ritmo com Activia, a reproduzir as mesmas afirmações e promessas sobre as propriedades funcionais/benéficas do iogurte. Assim, para evidenciar isso, pretende-se observar e entender a formação discursiva e os elementos linguísticos e extralinguísticos que constituem as discursividades de um anúncio televisivo do iogurte que veicula o segundo mote. Para estudar o corpus selecionado, procurou-se aporte teórico na Análise do Discurso de linha francesa (PÊCHEUX, 2009) e na teoria polifônica da enunciação de Ducrot (1987). Desta maneira, valendo-se de teorias de diferentes áreas, mas que aqui se complementam, propõe-se demonstrar a hipótese de que a Danone busca fixar uma memória e um saber (psicologizante) a respeito da regulação do funcionamento intestinal por parte daqueles que consomem o Activia.

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Publicado

04-11-2011

Como Citar

CARMO, A. S. A. NO RITMO. PODE!. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 2, p. e5189, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5189. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM