PELA TEIA DO CONHECIMENTO: UMA PROPOSTA HIPERTEXTUAL PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO
Keywords:
Ensino, Tecnologia, Hipertexto, TransversalidadesAbstract
O presente artigo versa sobre uma forma diferenciada do fazer pedagógico, utilizando as tecnologias digitais, tendo-se por base as interações e trocas realizadas entre o educador e o educando. Objetivamos mostrar que, quando trabalhamos com o prazer de ensinar e aprender, inauguramos uma nova forma de ensino-aprendizagem, por meio da construção coletiva do conhecimento, utilizando-se da criatividade, das experiências vividas, da afetividade e da tecnologia. Sendo assim, destacamos que a aprendizagem não é um amontoado, sucessivo, que se reúnem, mas uma teia de interações e sentidos. Por isso, os educadores devem encarar a escola não como espaço para o acúmulo de saberes prontos, que prioriza a memorização, mas como um espaço-sentido que desperte, nos educandos, o gosto do aprender e de estar na escola de modo que o educador se sinta, a cada dia, mais entusiasmado em sua tarefa de despertar e produzir conhecimentos. O educador não é o único ser que detém o conhecimento, mas aquele que o apresenta de modo que, ao ensinar aprenderá novas vias e novos modos de tratar este mesmo conhecimento. Enfatiza-se assim uma metodologia de que quem ensina aprende e passa a dominar melhor alguns aspectos novos e distintos do conhecimento. Este trabalho enfatiza o viés interdisciplinar de saberes em consonância com os sentidos e o prazer de ensinar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.