DE UN LUGAR DE LA MANCHA HACIA MACONDO : O ELEMENTO CULTURAL NO ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DOS GENEROS TEXTUAIS

Autores

  • João Pereira Loureiro Junior

Palavras-chave:

cultura, gêneros, ensino

Resumo

Das clássicas façanhas de dom Quixote às mágicas terras de Macondo, de um simples diálogo cotidiano a uma canção de Shakira, este artigo pretende traçar algumas considerações sobre como inserir elementos do mundo hispanófono no ensino de língua espanhola através da utilização dos mais variados gêneros textuais, como forma de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da língua-alvo, tendo em vista que, para a compreensão – e apreensão – de uma língua estrangeira, é necessário que o aluno conheça, além as fronteiras linguísticas, o mundo cultural construído por – e através – (d)essa língua. E esse conhecimento só é solidificado de fato levando-se em conta a intrínseca relação Cultura-língua da qual necessariamente o ser humano necessita para sua “sobrevivência” sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

JUNIOR, J. P. L. DE UN LUGAR DE LA MANCHA HACIA MACONDO : O ELEMENTO CULTURAL NO ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DOS GENEROS TEXTUAIS. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 1, p. e8136, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8136. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO