ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO

Autores

  • Ilda de Fatima Oliveira
  • Greice da Silva Castela

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Ensino.

Resumo

O estudo proposto neste artigo visa apresentar uma revisão e reflexão teórica sobre os conceitos de alfabetização e de letramento. Considerando que o termo letramento surgiu no Brasil na década de 80, pretendemos investigar como ele tem sido empregado na educação brasileira e quais reflexos a sua utilização provocara nas práticas pedagógicas escolares. Utilizamos como aporte teórico estudos como os de Kleiman (1995), Soares (2000;  2004), Matencio (1994; 2004), Tfouni (1995) e Rojo (2004). A partir das referências citadas almejamos traçar um paralelo entre o emprego desses dois termos e como o letramento pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Tendo em vista, que nas práticas escolares pretendemos formar leitores proficientes, não nos cabe escolher entre alfabetizar ou letrar o que torna-se necessário é alfabetizar letrando.

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Publicado

03-09-2013

Como Citar

OLIVEIRA, I. de F.; CASTELA, G. da S. ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 1, p. e8141, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8141. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO