UM OLHAR SOBRE ALGUNS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS, SOBRE A ESCOLA E SOBRE ALGUMAS FOTOS QUE PROMOVEM E ESTABELECEM O PRECONCEITO ÉTNICO/RACIAL
Keywords:
Conflitos identitários, Preconceito, Estigmatização.Abstract
Proponho neste artigo a reflexão sobre meios que estabelecem e incentivam o preconceito étnico/racial e, dentre eles, alguns anúncios publicitários, a escola/ livros didáticos e o modelo de algumas bonecas disponíveis em lojas infantis. O objetivo desta reflexão é apresentar que fatos cotidianos, presentes na sociedade brasileira, contribuem para a valorização do branco em detrimento do negro. Fundamento minha reflexão em Hall (2005), Moita Lopes (2002), Signorini(1998), Pennycook(2010) e outros. Tais pesquisadores mostram que não existe uma única identidade, ela não é fixa, ao contrário disso, está em constante transformação e mudança, se constitui ao longo do tempo, por meio de momentos e de contextos como, por exemplo, os anúncios publicitários, as lojas infantis e a escola. Além disso, explicam que a identidade se constitui de uma estrutura social, ou seja, o social influencia a construção da identidade, possibilitando a formação do exterior e do interior do sujeito. Comento, em primeiro lugar, as fotos publicitárias. Em segundo lugar, escrevo sobre o papel da escola e, para isso, comento sobre os livros didáticos diante da construção de identidade. Em terceiro lugar, apresento as fotos de bonecas, fotografadas por mim, em lojas da cidade de Cascavel/PR e, por fim, traço as considerações finais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.