UM ESTUDO CARTOGRÁFICO-ESTÉTICO-DISCURSIVO DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Palavras-chave:
arte, cinema, contemporâneo, cinema nacionalResumo
O artigo propõe um mapeamento temático-estético do cinema contemporâneo brasileiro, a partir de dois eixos principais de disrupção : ousadia formal e viés sócio-crítico. Para isso, as autoras selecionaram filmes pós década de 1990 nacionais, para alcançar uma possível cartografia de obras fílmicas que contivessem em sua produção/direção alguma dessas vias inovadoras, com as típicas marcas do cinema contemporâneo mundial. Para organizar esse possível mapeamento arqueológico, inspiradas em Foucault e Mascarello & Baptista, as autoras criaram disparadores estéticos-discursivos, que serviram como orientadores das discussões dos filmes, que puderam tipificar o modo de disrupção daquela obra. A partir dessa cartografia, pudemos contemplar, o modo como o cinema contemporâneo brasileiro tem inovado, com uso de diferentes recursos estéticos, discursivos e enunciativos, tais como as tomadas de câmara inusitadas, o uso cromático diferenciado, o recurso sonoro como protagonista fílmico, entre outros. Essa discussão cartográfica pode então, nos explicitar diferentes modos de dizer sobre e do fazer-se sujeito na contemporaneidade, por meio da dialogia entre obra e o olhar espectador artista e infame, aproximando-nos da vocação da arte, que é nos imergir numa experiência com o que há de mais originário na vida: nossa finitude e transitoriedade, como Heidegger e Nietzsche nos ensinaram.
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