HISTÓRIA, ARTE E HUMOR NA CHARGE DE QUINO
Palavras-chave:
Charge, História, Arte, Ensino, Língua EspanholaResumo
Este artigo procura destacar a utilização do gênero textual charge em aulas de Língua Espanhola enquanto instrumento de ensino de história, arte, política e cultura. Para tanto, elegeu-se uma charge do cartunista argentino Quino que está presente no livro didático Sintesís (2010). Contudo, em decorrência do material não trazer informações contextuais e de circulação do texto acaba delimitando a prática do professor que precisa buscar por informações para complementar sua prática. Diante da dificuldade de contextualizar a charge com algum acontecimento da nação argentina, propõe-se que o professor se utilize dela para trabalhar com aspectos históricos, culturais e políticos da Espanha, uma vez que é possível relacionar a charge de Quino à Guerra Civil Espanhola e ao bombardeio de Guernica, haja vista a presença e o jogo que o cartunista fez com a tela Guernica de Pablo Picasso, pintada em memória do ataque fascista à cidade espanhola. Neste sentido, faz-se uma discussão a especificidade da charge, que gênero representa e quais suas características, para em seguida abordar os elementos externos, como a vida e a obra de Picasso, a Guerra Civil Espanhola, o bombardeio de Guernica e a pintura do artista. A partir de tais aspectos parte-se a leitura da charge, estabelecendo uma conexão com a história, cultura e política espanhola.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.