EXPERIÊNCIAS COM A ARTE CINEMATOGRÁFICA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Arte e Educação, escola, cinema.Resumo
As discussões dentro do Grupo de Pesquisa de uma Universidade Pública Federal aproximaram duas professoras pesquisadoras que, nesse trabalho, apresentam o que vem realizando em seus cotidianos profissionais, com a perspectiva de potencializar a diferença e a alteridade. A partir dessa inserção, problematizamos nossas práxis na relação com a educação e a arte cinematográfica. Trazemos em um primeiro momento, o estudo teórico-filosófico fundamentado nas leituras e interlocuções com autores como Gilles Deleuze, Jacques Rancière e Silvio Gallo, que dialogam com múltiplos cenários, fortalecendo a diferença, a alteridade, a corporeidade e a coletividade. Em um segundo momento, versaremos sobre a materialização em nossa prática pedagógica que, a partir do engajamento político-estético, busca revelar a força do cinema na sua possibilidade de tornar o outro visível e de tornar-se visível. E, em seguida, apontamos considerações provisórias, que indicam pistas e argumentos para novos roteiros educacionais, com o intuito de intensificar a democracia. Nesse sentido, assumimos o compromisso com a educação pública - e com suas potências reveladoras - ao suscitar possibilidades dos “usos” do cinema na escola. Em uma sociedade na qual o uso subversivo de imagens é consumido quase indiscriminadamente em resposta ao instantâneo, convocamos professores e estudantes a questionarem a ordem instituída e o poder legitimado.
Palavras-chave: Arte Cinematográfica; Escola; Alteridade; Diferença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.