A linguagem cinematográfica e a expressão poética no filme Detachment - O substituto
Palavras-chave:
Cinema, O Substituto, Poesia.Resumo
O presente artigo apresenta uma análise do filme O substituto (2011) a partir da compreensão dos efeitos de sentidos promovidos pela linguagem cinematográfica da referida obra, esta que contém elementos oriundos do “cinema de poesia”, termo cunhado pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, e que prevê o uso da câmera “subjetiva indireta livre” como sua principal característica. O tema da docência é recorrente no cinema, mas diferentes de outros filmes, O Substituto rompe com a perspectiva romantizada da figura do professor. Dessa forma, a intensidade dramática da narrativa mostra-se associada às escolhas de planos e movimentos de câmera, construção do espaço e, sobretudo, tempo, aspectos caros à sétima arte. Nesta narrativa, os conflitos existenciais de um professor indiferente aos laços sociais e até à sua profissão tornam o drama pessoal responsável por sua desconexão com a dimensão profissional. Com base na análise de alguns elementos cinematográficos, este estudo procurou analisar como a poesia está presente nesta obra e como ela contribuiu para ramificar a construção dos sentidos e apresentar uma nova forma de interpretação ao espectador.
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