A leitura no ensino superior
Palavras-chave:
Leitura, pesquisa, tecnologia.Resumo
A preocupação em incentivar a leitura, principalmente no meio acadêmico, é o foco deste trabalho. Para mostrar que há alternativas que podem dar certo, apresenta-se um projeto teórico prático realizado por uma Universidade de Passo Fundo, a qual alia pesquisa em sua atividade relacionando com as disciplinas do semestre, colocando em prática tal aprendizado e fazendo uso, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa das tecnologias digitais para o melhor desempenho do trabalho. Percebe-se, assim, que é possível reverter o quadro insatisfatório que se apresenta quando o estudante ingressa no ensino superior sem motivação para ler, basta a Universidade/Faculdade fazer a sua parte e o projeto ora aqui relatado torna-se uma estratégia possível, com professores de outras áreas engajados com a disciplina de Língua Portuguesa, além de contar com toda comunidade acadêmica. A Universidade precisa mostrar à sociedade a importância da leitura no decorrer da vida estudantil, para que o estudante chegue na graduação melhor preparado para tornar-se efetivamente um leitor/pesquisador. Assim, utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando, principalmente subsídios dos teóricos: Katherine Hayles, Róger Chartier, Lúcia Santaella e Henry Jenkins para a construção dos significados. O que se constata, pelas teorias estudadas e pela prática registrada é que ao se utilizar de mecanismos e métodos inovadores que contemplem à leitura logo que o universitário ingresse na instituição de ensino, pode-se formar profissionais pesquisadores em todas as áreas, pois o estudante precisa de motivação e esta se encontra vinculada a forma como o docente conduzirá o trabalho.
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