INTERVENÇÃO EM PROCESSOS GRUPAIS E A QUESTÃO DA
Palavras-chave:
Processo grupal, Identidade, Jovens e adolescentes.Resumo
A escolha do tema "identidade" vinculado e lido a partir do processo grupal,
surgiu do contato e observação de um agrupamento de adolescentes e jovens que se
encontravam diariamente na praça para vivências espontâneas. Decorre deste fato uma
inquietação e provocação e a necessidade de uma aproximação maior para compreender o
modo de organização grupal dos mesmos, e, captar desse jeito o "ser grupo", as condições
que possibilitam a emergência da identidade num processo contínuo e dinâmico. A
inserção e participação no grupo se fizeram necessárias e orientaram a pesquisa ação. Foi
utilizado o diário de campo como instrumento de coleta de dados, as categorias sartreanas
para análise do movimento grupal e a teoria da identidade para análise da movimentação
dos sujeitos nos campos afetivo, valorativo e operativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.