UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA
Palavras-chave:
Inglês, Ensino, Interdisciplinaridade.Resumo
Este artigo esboça uma proposta metodológica para o ensino de língua inglesa no Ensino Médio das escolas públicas estaduais sob uma abordagem comunicativa interdisciplinar, interativa e contextual. A partir da fundamentação teórica sulcada por Chomsky ( 1996) Hymes (1991) e amparada pela LDB ( Lei de Diretrizes e Bases )Lei 9495/96 para a Educação, descreve-se a diferença entre os conceitos aquisição e aprendizado de uma língua estrangeira e examinam-se as principais dificuldades que permeiam a prática docente de língua inglesa no Brasil e as possíveis causas da resistência obstrutiva ao aprendizado de uma segunda língua. O estudo aponta para uma proposta metodológica aplicada em campo cuja prática tem otimizado o desempenho docente e discente. A proposta sugere que os procedimentos expositivos de preceitos sintáticos sejam substituídos por conteúdos comunicativos lúdicos e ou pertinentes à realidade cotidiana discente por meio dos quais, a princípio, tais regras lingüísticas assimilar-se-iam apenas inferencialmente, elevando assim a auto-estima dos alunos e desenvolvendo a habilidade lingüística através de estratégias lúdicas, contextualizadas e interdisciplinares. Culmina-se o estudo com a apresentação de exemplos didáticos baseados temas oriundos do cotidiano iconizados no léxico e em sua extensão semântica. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que tem como objetivo principal viabilizar condições favoráveis para um efetivo aprendizado e capacitação interpretativa global para o crescimento intelectual e social do homem como um todo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.