INCLUSÃO ESPETACULARIZADA: REFLEXÕES SOBRE A APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DE INCLUSÃO PELA MÍDIA
Palavras-chave:
Análise de Discurso, Discurso de inclusão social, Mídia, Publicidade impressa.Resumo
No texto que segue, tencionamos problematizar a materialização de traços dodiscurso de inclusão social na mídia brasileira, mais detidamente na publicidade impressa.
Valendo-nos de alguns pressupostos teóricos da Análise de Discurso de orientação pecheuxtiana,
como sobre os conceitos de discurso, formação discursiva e memória discursiva, esboçaremos,
primeiramente, uma reflexão e análise apoiadas em dois textos referentes à propaganda
governamental do Presidente Lula. Por meio dessa análise, objetivamos indicar alguns
delineamentos da conjuntura histórico-política atual que, hipoteticamente, ocasionaram a
apropriação do discurso de inclusão pela publicidade brasileira. Por fim, faremos algumas
conjecturas a respeito de como tal apropriação discursiva instaurou modificações nas tessituras
do discurso publicitário brasileiro contemporâneo.
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